quarta-feira, 16 de junho de 2021

Tomada de posse - Celeste Sousa

Celeste Sousa
No dia 15 de junho, na Biblioteca Municipal de Tomar, e perante uma plateia com lugares limitados por força das diretrizes da Direção Geral de Saúde, Maria Celeste Gonçalves Simões Sousa foi empossada no terceiro mandato como Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (A.E.N.S.M.) para o quadriénio 2021-2025.

Celeste Sousa foi eleita, por unanimidade, no passado dia 12 de maio, em sede do Conselho Geral do Agrupamento; eleição, entretanto, homologada pela Diretora-Geral da Administração Escolar.

A cerimónia de assinatura do termo de posse decorreu com a sobriedade e a elevação próprias destes momentos, contado, entre outros, com a presença do vereador da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, o presidente da Junta, Augusto Alves, o diretor do Agrupamento Os Templários, Paulo Macedo, a Diretora do Centro de Formação, Agripina Vieira e a presidente do Conselho Geral do AENSM, Rosa Lopes.

Na intervenção de abertura, a presidente do Conselho Geral começou por fazer um breve historial da dimensão profissional de Celeste Sousa, recordando esta apresenta já uma longa experiência em termos de direção e gestão escolar. Foi Presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária/3 de Santa Maria do Olival (de 1996 a 1999); Presidente do Conselho Executivo (de 1999 a 2009); Diretora da Escola Secundária/3 de Santa Maria do Olival (de 2009 a 2012); Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (de julho 2012 a junho 2013); Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (desde 12 junho 2013). E agora, empossada em mais um mandato até 2025.

Intervenção de Rosa Lopes, presidente do Conselho Geral

Sublinhou ainda o carácter resiliente, apaixonado e mesmo guerreiro da reempossada diretora, perante as dificuldades que sempre se colocam a quem está em cargos de direção. Referiu, nomeadamente, a coragem necessária a uma recandidatura em momentos tão difíceis e incertos e o facto de os já 25 anos que Celeste Sousa leva como dirigente escolar não lhe tiraram a frescura e motivação para continuar a trabalhar e a inovar, nem lhe toldaram a capacidade de acreditar na mudança e de lutar pela excelência.

"Antes da ordem do dia"

Deixou, no final da sua intervenção, um repto, recordando que para se continuar a construir é preciso contar com todos e que é importante ouvir e saber escutar todos os intervenientes na comunidade escolar.

E reafirmou a sua certeza de que a Diretora agora empossada não se esquecerá do quão importante é apreciar, elogiar e acarinhar. E não só os mais jovens. Também os adultos precisam de se sentir reconhecidos e considerados pelo seu empenho, trabalho e dedicação.

E citou: «Os professores normalmente não sofrem de cansaço. Sofrem é de falta de reconhecimento.»

Uma mensagem de empenho e agradecimento

Depois de assinado o termo de posse, Maria Celeste Sousa teve oportunidade de se dirigir aos presentes começando por agradecer a presença e a colaboração de todos. E desses “todos”, fez questão, por deferência especial, de destacar o Conselho Geral, o Conselho Pedagógico, os professores, os assistentes operacionais e administrativos, os pais e encarregados de educação, as Associações de Pais, e os diversos organismos da comunidade local, nomeadamente, as autoridades de saúde, o município, a junta de freguesia, o IPT, a Softinsa, a associação dos antigos alunos, o Centro de Formação, o Agrupamento de Escolas Os Templários e a comunicação social, nomeadamente o jornal Cidade de Tomar e a Rádio Hertz.

Aspeto da mesa

Celeste Sousa fez ainda questão de agradecer de forma explícita às suas colegas de Direção, individualizando e personalizado esse agradecimento às professoras Natália Nogueira, Ana Célia Costa, Marta Henriques, Maria João Correia, Marília Rodrigues e Ana Maria Dias. Esta equipa será integralmente reconduzida, à exceção da professora Marília Rodrigues que, por se ter reformado, será substituída pela professora Maria Glória Costa.
Beatriz Marta


Celeste Sousa terminou a sua intervenção com uma referência ao papa Francisco e à ideia que o Santo Padre tem de como se opera a educação: com três “H”: «Head, Heart & Hand», ou seja, que para se conseguir fazer alguma coisa em educação é preciso “Saber e Pensar”, mas é também preciso “Sentir e Envolver-se”. E finalmente, é preciso “Agir e Fazer”.

Seguiu-se um momento um pouco mais informal, com a apresentação de um calendário concebido, ilustrado e realizado pela turma de Artes do 12º ano, com a colaboração direta dos professsores José Vitorino Becerra (Artes) e Zita Luís (TIC). A apresentação que ficou a cargo da aluna Beatriz Marta. A primeira versão desse calendário foi distribuído no final da cerimónia, em jeito de reconhecimento pela presença e de divulgação do que de melhor se vai fazendo nas escolas do Agrupamento. 

Foi então ocasião do vereador Hugo Cristóvão dizer algumas palavras.

Este autarca referiu por diversas vezes o facto de também ele ter sido (ou ser ainda) professor, e partilhar uma sensação muito forte de pertença uma comunidade que é feita também com os atores que ali estavam presentes.

Aproveitou para renovar os seus agradecimentos a todos (professores, auxiliares, pais, alunos) que em situação de confinamento e de pandemia conseguiram que a escola continuasse.

E deixou ainda claro que as pontuais diferenças de opiniões ou as eventuais divergências de visão ou de escolhas de caminhos a seguir não impedem o reconhecimento do inegável mérito, a importância e o contributo de Celeste Sousa para essa construção de comunidade.

Hugo Cristóvão no uso da palavra

Sem comentários:

Enviar um comentário