(todas as fotos no final da notícia)
Entre o Castelo e o Convento |
Sob a coordenação do prof. Eduardo Mendes (História e Geografia de Portugal), um grupo de professores gizou um projeto que pretendia revelar que as aprendizagens propostas aos alunos têm uma dimensão muito para além dos conteúdos disciplinares; que pretendia demonstrar que aprender é um processo global e que as coisas fazem mais sentido quando são vistas por diversos ângulos e de diferentes maneiras. Não por causa da diferença, mas sim por causa da complementaridade. Chama-se a isto: Flexibilidade Curricular!
Na Charola |
Acompanhar uma visita a estes espaços, ouvindo as explicações (e as estórias da história) é sempre um privilégio. Já me aconteceu antes e voltou a acontecer-me desta vez: de repente, sem dar por ela, esqueço-me de tudo e de todos e fico, deliciado, embebido nas palavras.
É certo que quando se tem 11 anos, as solicitações e os centros de atenção são outros. As histórias do passado parecem ter menos importância quando se tem as aventuras do futuro pela frente.
Ainda assim, os petizes acompanharam, ouviram, escutaram, perguntaram, deram sugestões e colocaram hipóteses.
Ficaram a conhecer melhor os espaços. O castelo que é diferente do convento. A torre de menagem que é diferente da charola. Perceberam porque é que há portas que estão a 3 metros de altura, ou porque é que há janelas que foram tapadas. Descobriram que as Ciências Naturais explicam o que acontece dentro das cisternas, que a religião ajuda a compreender as decorações das janelas; que as guerras pilham, queimam, roubam e estragam… sem que ninguém as consiga perceber, explicar ou compreender!
A tocar e a dançar no claustro D. João III |
E depois vestiram-se de reis, rainhas, príncipes, princesas, aias, cavaleiros, mouros, escudeiros, clérigos… e foram tirar “selfies”, como se vivessem no século XVI com as coisas do século XXI. Como se o tempo, às vezes, se emaranhasse, se confundisse, se dobrasse numa qualquer teoria da relatividade de Einstein e nós nem nos apercebêssemos de onde ou quando estávamos.
Uma princesa... |
Quando chegou a hora do almoço, abandonaram as muralhas do castelo e desceram até ao parque de merendas da Mata dos Sete Montes, para dar conta da merenda. Como “sobremesa”, serviram-se de uma dose generosa de baloiços e escorregas no parque infantil logo ali ao lado.
Depois retomaram os caminhos da mata e seguiram até outro lugar mágico, a Charolinha, uma “casa de fresco” construída há 500 anos no meio de um lago artificial alimentado pela água vinda da mina sua vizinha.
Por fim, cansados, mas felizes, voltaram ao lugar onde tudo começou: a Escola!
Tanto para ver! |
De referir que no dai 24, último dia das atividades, esteve presente a Dr.ª Maria João Bravo, em representação do Plano Nacional das Artes.
Maria João Bravo (PNA), Celeste Sousa (AENSM) e Maria da Luz Lopes (SEACC) |
Importa, agora, como se de um registo oficial se tratasse, deixar escrito para memória futura, as disciplinas, os professores, as turmas e as entidades envolvidas nesta atividade:
- Educação Física
- Educação Visual, Tecnológica e Música
- Ciências Naturais
- História e Cidadania
- Educação Especial
- Prof. Bruno Neto
- Prof.ª Inês Sousa
- Prof.ª Céu Ferreira
- Prof.ª Elisa Pirraco
- Prof.ª Clara Esteves
- Prof.ª Fátima Esteves
- Prof. João Baltazar
- Prof.ª Marisa Gregório
- Prof. Alberto Maria
- Prof.ª Sandra Soeiro
- Prof.ª Otília Mignon
- Prof.ª Anabela Martins
- AAE Anabela Câmara
- AAE Andria Lopes
- AAE Carla Nogueira
- AAE Eduardo Fortes
- AAE Marília Simões
- AAE Paulo Mendes
- Turma 5ºA
- Turma 5ºB
- Turma 5ºC
- Turma 5ºD
- Turma 5ºE
- Turma 5ºF
- Turma 5ºG
- Serviços Educativos do Convento de Cristo
- Câmara Municipal de Tomar / Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental
- Turismo Cultural em Férias (Projeto Tomar Terra Templária / AENSM)
- Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria
- Plano Nacional de Artes
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Flexibilidade Curricular - 5º ano - EDNAP |
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