quinta-feira, 12 de março de 2026

«E em vez do medo»

Exposição

O medo é uma entidade (emoção natural e instintiva) tão antiga como a Humanidade e um hóspede sedentário na casa da criação. Entra pela sala dentro sem bater à porta, apodera-se do pensamento e perscruta, em silêncio, quem ousa inventar e reinventar o mundo. É uma presença acéfala e ambígua, como uma sombra que acompanha o artista quando a imaginação, primeiro, e depois, a obra começam a crescer, a tomar forma. Criar é mostrar-se. É pôr de lado as máscaras do silêncio e permitir que o interior de cada um e de cada uma se torne visível, expondo a identidade e a essência, o mundo mais profundo e íntimo de cada ser.


 

O artista sabe que a obra não é apenas o resultado de um exercício técnico – é uma revelação. Quem cria aprende, pouco a pouco, que não é necessário expulsar o medo. É preciso atravessá-lo. Abracemos, pois, as palavras sábias de Marta Bernardes “...não buscamos negar o medo, mas transfigurá-lo”. E essa peregrinação comporta hesitações, dúvidas e avanços, ora tímidos ora impetuosos. O medo impede a repetição, o minimalismo. E lembra ao artista que o ato de criar é sempre um risco. Possibilita a aceitação plena e a rejeição.


O medo empurra cada artista para caminhos e territórios onde ainda não esteve e obriga-o a experimentar, a errar, a recomeçar. A destruir e a reconstruir. Ele nunca desaparece completamente. Surge sempre que um novo projeto começa, sempre que uma ideia solicita forma, uma estrutura. Mas já não é um visitante ameaçador. É quase um companheiro de viagem, lembrando ao artista que cada criação importante nasce na fronteira entre o conhecido e o desconhecido. Em suma, o medo é retração e catapulta.


Neste contexto, e tendo o medo por companheiro no processo criativo, a turma C, do 12.º ano, foi a protagonista de uma atividade pluridisciplinar, realizada no Polivalente da ESSMO, no dia 4 de março, em que associou trabalhos realizados nas disciplinas de Desenho, Oficina de Artes e Português. Na disciplina de Desenho, foram tratadas duas unidades de trabalho: a primeira, o “cadavre exqui” e, na segunda, o movimento, o ritmo e o tempo no Desenho. Em Oficina de Artes, a contenção e a tridimensionalidade, com a realização de múltiplas esculturas em barro, espelhando os medos que cada aluno considerou por bem abordar. Na disciplina de Português, foi feita a redação de textos alusivos ao medo e ainda a apresentação de performances de poemas de autores portugueses, selecionados pelos alunos.


 

A atividade realizada integra a 2.ª Bienal Cultura e Educação, do Plano Nacional das Artes, cujo tema é “E em Vez do Medo?”.

José Manuel Sobral


O medo no pensamento e nas obras executadas pelos alunos.

“Voa para onde te sintas mais seguro”

“Pode haver muitas razões que nos fazem sentir medo, a minha escultura representa o que nós podemos fazer quando sentimos medo, apanhar um voo e “voar” para longe dele, para qualquer sítio que nos faça sentir seguros. (...) E em vez do medo, escolhi estar onde me sinto mais livre.
Tomás Kay

Esperançoso



“O medo é aquela sensação que surge quando somos impedidos de cumprir algo. Ao esculpir um trevo de quatro folhas em cada olho, pretendi transmitir que a esperança e o sonho têm o poder de encorajar. E em vez do medo, escolhi a esperança, a vontade, o sonho.”

Maria Beatriz Almeida

As expressões do riso



“Medo, sensação de desconforto, receio perante algo (...) Os sorrisos, as gargalhadas, o choro de tanto rir, um mostrar de dentes e uma boca aberta fazem parte do meu dia a dia e utilizo-os como ferramenta para enfrentar as inquietações. (...) Espero que cada espetador encontre, no meu busto, um refúgio e uma forma diferente de interpretar a sua inquietação. E em vez do medo, escolhi o riso.

Duarte Xavier

Coragem

O medo é um sentimento que nos impede de sair da nossa zona de conforto (...) No momento de superação é necessário usar métodos como o rir ou olhar para as pessoas próximas e ter a coragem de enfrentar as situações. Esta figura com vários olhos a olhar em diversas direções, representa os olhares das pessoas que nos julgam (...). E em vez do medo, escolhi a coragem.
Leonor Benedito

Confronto



O busto apresenta um aspeto diabólico, os chifres têm como significado a proteção, os olhos arregalados expressam todas as vezes que enfrentamos o medo. E em vez do medo, escolhi o confronto.

Inês Ventura

Coragem

O medo... uma emoção extremamente complexa e desafiante, muitas vezes, associada a algo que não conseguimos ultrapassar (...) a coragem por detrás de um olhar semicerrado, persistente e focado, a vitória que só a coragem lhe proporciona. E em vez do medo, escolhi a coragem.

Verónica Bernardo

Sentimento




(...) o medo, este sentimento que sufoca, que nos atormenta e apavora, o que vem depois dele? A esperança de ultrapassar e conquistar os medos. E em vez do medo, escolhi a esperança.


Carolina Calado






Medo, sensação de impotência,
Vulnerabilidade,
Falta de capacidade de desvalorizar
Ou enfrentar aquele obstáculo.
Ousar duvidar da hipótese de ultrapassar...
E deixar-se gradualmente consumir,
Optando por fingir
E existir uma serenidade que não existe,
Uma tranquilidade que persiste
Numa mente que te mente
E que se torna impotente.
E para além do medo?
Para além desse sufoco silencioso e poderoso,
A coragem avança, trémula, mas serena.
Desafiando o medo de forma plena,
Sem certezas ou segurança,
Mas mantendo a esperança,
Prossegue e avança,
Lutando pela mudança.
E no momento em que o medo cai
E descobre que perdeu,
A coragem sobressai,
Revelando que venceu.
Verónica Bernardo

terça-feira, 10 de março de 2026

Visita à SOFALCA

No passado dia 5 de março, realizou-se a uma visita de estudo à empresa Sofalca, no âmbito do III Festival de Lanternas Flutuantes, com a participação dos alunos do 6.º A e do 12.º C do Curso de Artes Visuais.


A atividade revelou-se muito interessante e enriquecedora, permitindo aos alunos conhecer de perto o processo de transformação da cortiça, bem como as suas diversas aplicações em áreas como o design, o mobiliário, os revestimentos e o isolamento.


Esta experiência possibilitou ainda estabelecer uma ligação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade industrial, reforçando a importância da sustentabilidade, da inovação e da valorização dos recursos naturais.


Ao longo da visita, os alunos demonstraram interesse, curiosidade e um comportamento muito positivo. A atividade constituiu, assim, uma experiência pedagógica muito significativa, contribuindo para ampliar os seus conhecimentos e para aproximar a escola do contexto empresarial e ambiental.

A visita de estudo à “Fábrica da Sofalca” enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (PEDIME). O PEDIME é cofinanciado pelo Centro2030, através do Fundo Social Europeu.


Mais informações sobre o PEDIME em https://mediotejo.pt/ ou em https://oie.mediotejo.pt/.


quinta-feira, 5 de março de 2026

Parlamento dos Jovens

Ano letivo 2025 - 2026

Este ano letivo, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria abraçou, como tem acontecido em anos letivos anteriores, o Programa Parlamento dos Jovens, a maior iniciativa no âmbito da cidadania e da formação cívica, junto do público escolar, realizada em Portugal.

O Parlamento dos Jovens 2026 é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a DGEST (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) e com a colaboração do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude). Tem como principal objetivo aproximar e envolver os jovens do funcionamento da democracia e potenciar a sua participação cívica e política.


A iniciativa é dirigida a estudantes do ensino básico e secundário, que frequentam as escolas públicas e privadas, e tem como principais objetivos promover o debate de ideias, o pensamento crítico, a reflexão e o exercício de uma cidadania ativa e responsável, no respeito e consideração pelos diferentes pontos de vista, isto é, pelo pluralismo.

O Parlamento dos Jovens, que cumpre este ano a trigésima primeira edição, assume um papel muito importante na formação cívica das novas gerações, ao proporcionar aos alunos dos dois ciclos do ensino básico e do ensino secundário, a oportunidade de debater, em equipa, temas considerados importantes da atualidade, cabendo aos jovens apresentar propostas e simulando o trabalho parlamentar.

O Programa contribui para desenvolver o sentido de responsabilidade e participação democrática; promover o respeito pela diversidade de opiniões; estimular o espírito crítico e a argumentação fundamentada e compreender a orgânica e o funcionamento das instituições democráticas do país, neste caso, o do principal órgão político do país: a Assembleia da República.

Com esta experiência, os jovens – que já têm um conhecimento teórico dos direitos fundamentais e dos conceitos associados a um Estado de Direito - tomam contacto direto com os valores da democracia, como o pluralismo, o diálogo, o compromisso e o confronto e defesa saudável de ideias e de propostas. Em suma, na iniciativa, interiorizam e assumem os valores fundamentais e a sua importância para uma vivência plena, interventiva e consciente na comunidade e no país.

A iniciativa desenvolve-se ao longo de meses. Antes da constituição das equipas candidatas a participar, os professores responsáveis desenvolvem, junto dos diversos anos de escolaridade, um trabalho que se prende com a explicação do projeto, salientando as virtualidades associadas ao regime democrático – aquele em que, comprovadamente, cada um e cada uma se podem realizar na plenitude, enquanto cidadãos livres e donos do seu destino. Associada a esse primeiro passo, está a motivação dos jovens, que apela à sua participação, bem como a apresentação do tema a debater. Neste ano letivo, o tema aglutinador escolhido foi a “Literacia financeira: os jovens CONTAM”.



A escolha deste tema pretende evidenciar como é importante dotar os jovens de conhecimentos e competências na área financeira, que lhes possibilitem gerir da melhor forma o seu dinheiro, de uma maneira responsável e equilibrada e compreender alguns conceitos associados, como a poupança, o crédito, o que são investimento e impostos e, cumulativamente, tomar decisões financeiras pensadas, refletidas e bem informadas.

A literacia financeira, o mesmo é dizer, a pedagogia e a educação financeiras são fundamentais para gerir com acerto e parcimónia as contas pessoais, de modo a evitar situações de endividamento excessivo, enquanto servem para promover a autonomia e incentivar o planeamento e a responsabilidade. Neste contexto, os jovens foram chamados a pensar e a refletir sobre o que pretendem fazer, como contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável e equilibrada e em que cada um e cada uma saibam como gerir a sua vida do ponto de vista financeiro, evitando os sobressaltos ocasionados pelas fases cíclicas, recorrentes, da economia.

O Parlamento dos Jovens desenvolve-se em várias fases ao longo do ano letivo. Na Sessão Escolar, são realizadas várias atividades intermédias, entre as quais se destacam a sessão pública com o deputado da Assembleia da República, do círculo eleitoral de Santarém, convidado para o efeito. Este ano, foi o deputado Hugo Costa, que se deslocou ao Anfiteatro da ESSMO. Natural de Tomar, foi Presidente da Assembleia Municipal do concelho e cumpre a sua terceira legislatura, pelo partido Socialista. Formado em Economia, fez uma apresentação sobre o funcionamento do Parlamento e respondeu às questões colocadas pelos alunos, dando, também, algumas possibilidades de abordagem na redação das medidas.

Ainda neste contexto, o de possibilitar um leque alargado de informação qualificada às diversas equipas constituídas, os professores responsáveis do Programa convidaram um especialista na área da economia, fiscalidade e gestão, professor do ensino superior, Paulo Bragança, para uma sessão no Anfiteatro da ESSMO.



O professor, com um notável poder de comunicação, tornou facilmente inteligíveis – e, até, apelativos - os mais variados conceitos ligados à área económica e financeira bem como à fiscalidade, aos diversos investimentos disponíveis e como é possível gerir poupanças com conta peso e medida, evitando riscos desnecessários. Forneceu, também, hipóteses de os alunos criarem medidas.

As equipas realizaram a sua campanha eleitoral, utilizando os meios que consideraram convenientes para obterem uma votação expressiva. As eleições tiveram lugar no dia 16 de dezembro, nas duas escolas do Agrupamento, tendo sido eleitos 23 deputados do Ensino Básico.

Posteriormente, estes alunos reuniram-se na Sessão Escolar, no dia 20 de janeiro. Elaboraram o projeto de recomendação e procederam à eleição dos dois deputados efetivos e de um suplente, que representariam a Escola na sessão distrital.



A Sessão Distrital do ensino básico realizou-se no dia 23 de fevereiro, em Tomar, pelo segundo ano consecutivo, na Biblioteca Municipal e, no período da tarde, em algumas salas da ESSMO, gentilmente cedidas pela Direção do Agrupamento. A instituição também ofereceu o almoço a todos os participantes.

O Agrupamento foi representado pelos deputados Raquel Taneco, Vasco António, alunos do nono ano, e Frederica Salavisa, que frequenta o sétimo ano de escolaridade.


Esta sessão reuniu jovens deputados eleitos por vinte e cinco escolas do distrito que, ao longo do dia, apresentaram um caleidoscópio de propostas, confrontaram as que foram expressas por muitas delas, solicitaram esclarecimentos adicionais, argumentaram sobre a insuficiência de clareza ou de propósito de outras medidas, sentiram a vibração – e a dificuldade - de falar em público e, sobretudo, concretizaram os principais objetivos do Programa.

Na sessão de abertura, estiveram presentes, para além da Presidente da Mesa, a deputada eleita pelo Agrupamento de Escolas de Constância, Madalena de Avó Dias, a deputada da Assembleia da República, pelo Partido Social Democrata e Círculo Eleitoral de Santarém, Inês Barroso, o Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, a representante do IPDJ, o Delegado Regional de Educação, Pedro Florêncio e a Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Judite Calado.


Todos reforçaram a ideia de que a democracia é uma das maiores conquistas das sociedades modernas, um sistema político assente na dignidade da pessoa humana, na liberdade, na igualdade de direitos e na participação dos cidadãos nas decisões que influenciam a vida coletiva.

Mais salientaram que a democracia permite o debate aberto de ideias, a crítica construtiva, onde a diversidade é reconhecida como riqueza e onde os conflitos são resolvidos através do diálogo e do bom funcionamento das instituições. Uma cidadania ativa é condição indispensável para o bom funcionamento da democracia. Ser cidadão ativo significa informar-se, participar em debates, envolver-se em associações, exercer o direito de voto de forma consciente e exigir responsabilidade aos representantes eleitos. Quando os cidadãos participam ativamente, fortalecem as instituições democráticas e tornam-nas mais transparentes e próximas das necessidades reais da população.

Todos deram particular enfoque à educação, que desempenha um papel absolutamente central. A escola é o espaço privilegiado onde se formam não apenas alunos, mas futuros cidadãos conscientes e interventivos. É na escola que se aprende a pensar de forma crítica, a argumentar com respeito, a ouvir opiniões diferentes e a cooperar com os outros.



Através do contacto com diferentes saberes e perspetivas, os alunos desenvolvem autonomia intelectual e capacidade de discernimento, qualidades essenciais para uma participação democrática responsável. Além disso, a escola promove valores como a tolerância, a solidariedade, a justiça e o respeito pelos direitos humanos. Ao incentivar a participação em projetos, assembleias de turma, associações de estudantes e iniciativas comunitárias, a escola proporciona experiências concretas de exercício democrático.

É dessa forma que os jovens aprendem, na prática, que a sua voz conta e que podem contribuir para melhorar a comunidade e o país em que vivem, aprofundando os valores que são a base de uma sociedade livre e plural, onde todos cabem e são igualmente importantes para a construção de uma sociedade justa.

A Sessão Distrital do ensino secundário ocorreu no passado dia 24 de fevereiro, no Centro de Congressos do Campino, em Santarém. Contou com a presença da deputada da Assembleia da República, Catarina Salgueiro, o Presidente da Câmara de Santarém e a diretora do IPDJ. O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria foi representado pelos dois deputados efetivos eleitos na sessão escolar, José Sousa e Santiago Escudeiro, ambos do 11.º ano.

Os representantes do Agrupamento tiveram uma participação excelente, com bons contributos ao projeto de recomendação que o círculo eleitoral de Santarém levará como proposta à sessão Nacional, que se realizará na Assembleia da República, no próximo mês de maio.

quarta-feira, 4 de março de 2026

Entre Nós e as Palavras

A sério!

Foram mais de 400 adolescentes que se juntaram para ouvir (e sentir) poesia.

Foi mesmo assim: mais de 400 almas, a abarrotar de hormonas e urgências, levados pelos seus professores, juntaram-se no Cineteatro Paraíso e, com os telemóveis arrumados nos sacos, mochilas ou bolsos, estiveram quase duas horas sentados a ouvir… poesia. Meu deus, POESIA!!!



E ainda falaram de coisas difíceis e sérias como violência doméstica, emigração e imigração, direitos humanos, colonialismo, fake news, tolitarismos, direitos e deveres de escolha, neutralidade e cumplicidades, de amor e de morte.

Adolescentes… entre os 15 e os 18 anos… mais de 400! Durante duas horas… sentados… em silêncio… a pensar…

(Ainda há quem diga que as escolas e os professores não fazem milagres.)


Numa organização conjunta das Bibliotecas Escolares do A.E.T e do A.E.N.S.M. nas pessoas das professoras Susana Vieira e Luísa Nunes, respetivamente, e com o apoio financeiro do PEDIME, o ator, poeta e – sobretudo – “diseurPedro Lamares trouxe até Tomar o excelente espetáculo “Entre nós e as palavras”.

O que Pedro Lamares tem de mágico é que ele não recita, não declama, não lê, nem diz poesia; ele encarna e trespassa poesia. E é, por isso, um privilégio ouvir as palavras modeladas pela sua voz.




Não há muito como explicar o espetáculo “Entre nós e as palavras” porque é uma coisa que fica mesmo entre “nós” e “as palavras”.

Sortudos os que tiveram a oportunidade (ou a sabedoria) de ir ver, ouvir e sentir! Quanto aos outros, se puderem, da próxima vez vão.



Fica o registo dos poemas lidos. Foram estes, mas por outra ordem, num encadeamento que só faz sentido dentro do espetáculo. Todavia, para quem foi e quer recordar, aqui ficam, por ordem alfabéticas dos autores:

José Paulo Vasconcelos
(prof. de Português e admirador de poesia)

terça-feira, 3 de março de 2026

Semana do Ensino IPT 2026

Curso Técnico de Multimédia


Os alunos das turmas do Curso Profissional de Multimédia participaram no dia 10 de fevereiro nas atividades da Semana do Ensino IPT 2026 dinamizadas pelo Instituto Politécnico de Tomar.


Os alunos e professores do agrupamento foram recebidos com um momento musical dinamizado pelos professores Carlos Moisés e João Tomás, apoiados por uma estrutura técnica composta por alunos e professores do Curso TeSP Tecnologia e Produção nas Artes do Espetáculos, que aproveitaram o momento e o evento para apresentar e divulgar o referido curso.



Esta iniciativa dinamizada pelo IPT proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes contactar de perto com diferentes áreas associadas ao percurso formativo do Curso Técnico de Multimédia.



Assim, ao longo do dia, os alunos tiveram a oportunidade de participar em alguns workshops e atividades relacionadas com o IA na criação de recursos multimédia, integração de IA na manipulação de imagens digitais, tipografia e mundos impossíveis: pura imaginação.



A participação na Semana do Ensino IPT 2026 possibilitou, ainda aos alunos contactarem diretamente com docentes, estudantes e com a oferta formativa do ensino superior, constituindo mais uma oportunidade para os apoiar na procura e na tomada de decisões informadas relativas ao seu percurso escolar ou profissional.



A participação dos alunos ocorreu na sequência de uma articulação entre a organização do evento e as docentes Claúdia Faria e Maria Lisete Lapa que, e juntamente com o docente David Canha, acompanharam os alunos.




segunda-feira, 2 de março de 2026

“Desporto Escolar - Corta-mato distrital”

No dia 20 de fevereiro, decorreu em Almeirim o Corta-Mato Escolar Distrital organizado pela CLDE da Lezíria e Médio Tejo, num dia de sol após dois adiamentos consecutivos da atividade, devido à intempérie que tem fustigado a região centro de Portugal.


A atividade juntou mais de mil alunos provenientes das diversas escolas do distrito de Santarém. O AENSM fez-se representar nesta atividade, com uma comitiva composta por 36 alunos e 4 professores de Educação Física, tendo participado em todas as oito provas dos diversos escalões / géneros que constavam do programa.

Equipa Infantis Masculinos do AENSM – 2ª classificada por equipas


Em todas as provas realizadas, os alunos apurados para representar o AENSM procuraram dar o seu melhor, esforçando para conseguir o melhor resultado individual e coletivo, o qual nem sempre é tarefa fácil, porque em cada prova estão a concorrer cerca de 200 alunos, os melhores de cada escola em cada escalão etário.

Abderval Matranga (6ºE) – 1º classificado na prova de Infantis B masculinos

Este ano o AENSM conseguiu os melhores resultados de sempre nesta atividade, com a obtenção de dois primeiros lugares individuais, pelos alunos Maria Inês Cotrim (12º B) na prova de Juvenis Femininos e Abderval Matranga (6º E) na prova de Infantis B masculinos, tendo ambos os alunos sido selecionados para representar a CLDE da Lezíria e Médio Tejo, no corta-mato nacional que terá lugar em Albufeira dos dias 27 e 28 de fevereiro.

Maria Inês Cotrim (12º B) – 1ª Classificada na prova de Juvenis Femininos

Em termos coletivos importa destacar os dois segundos lugares por equipas nas provas de Juvenis Masculinos e Infantis B masculinos, havendo ainda a salientar as classificações honrosas dos alunos Vasco Nunes (10º F), 5º classificado na prova de Juvenis Masculinos; Gonçalo Godinho (5º F), 6º classificado na prova de Infantis A masculinos; Francisco António (9º A), 9º classificado na prova de Iniciados masculinos e as alunas Rita Matias (11º B) e Luísa Cruz (12º E) 7º e 10ª classificadas na prova de Juvenis Femininos.

Equipa Juvenis Femininos do AENSM – 2ª classificada por equipas


As fotografias destas e de outras atividades do Desporto Escolar, estão disponíveis no endereço https://deaensm.my.canva.site/



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026

Visita de Estudo à Companhia das Lezírias

No passado dia 5 de fevereiro de 2026, os alunos do Curso Profissional de Técnico/a de Turismo da Escola Secundária de Santa Maria do Olival realizaram uma visita de estudo à Companhia das Lezírias, no âmbito das disciplinas técnicas do curso.



Fundada em 1836, a Companhia das Lezírias é atualmente a maior exploração agrícola e florestal do país, com cerca de 18 000 hectares, distribuídos pelos concelhos de Vila Franca de Xira, Benavente e Salvaterra de Magos. Ao longo da sua história, evoluiu de um empreendimento privado para uma empresa pública de referência nas áreas agrícola, florestal e ambiental.

A visita teve início com uma apresentação sobre a história e as atividades da empresa, seguindo-se um percurso pela propriedade, onde os alunos puderam observar as vinhas e algumas práticas de preservação da biodiversidade. Entre estas destacam-se os abrigos para a coruja-das-torres e as caixas-ninho do chapim-azul, espécies que contribuem para o controlo natural de pragas e para o equilíbrio do ecossistema.

Durante a manhã realizou-se ainda uma caminhada guiada pelas vinhas e pelo olival, na qual foram abordados aspetos relacionados com a produção de vinho e do azeite, bem como as diferentes variedades cultivadas na propriedade.



Antes do almoço, os alunos visitaram a loja de vinhos da Companhia das Lezírias, espaço dedicado à divulgação e comercialização dos vinhos produzidos na Lezíria do Tejo. Entre os produtos apresentados destacou-se o vinho biológico Tyto Alba, produzido com práticas sustentáveis e com especial atenção à redução da pegada ecológica.

Durante a tarde, a visita prosseguiu na Coudelaria da Companhia das Lezírias, onde os alunos tiveram a oportunidade de contactar de perto com exemplares de Puro-Sangue Lusitano, uma raça de cavalo de origem portuguesa reconhecida pela sua elegância, versatilidade e aptidão para a equitação de alta escola.


Esta visita de estudo permitiu aos alunos aprofundar conhecimentos sobre o património natural, agrícola e cultural da região, bem como refletir sobre a importância da sustentabilidade no setor do turismo, constituindo uma experiência educativa enriquecedora fora da sala de aula.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

Tertúlias às Quartas

Começaram as Tertúlias às Quartas no AENSM


No âmbito da Saúde Escolar, realizou-se no passado dia 25, quarta-feira, às 18h30, na Escola Secundária Santa Maria do Olival, a primeira sessão do projeto “Tertúlias às Quartas”, dinamizado pelas Enfermeiras Sandra Costa e Véronique Rousselot, da Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira (UCC MDF), em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde (PES).




Esta iniciativa integra o projeto “Escola Aberta” do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria e pretende afirmar-se como um espaço regular de encontro, reflexão e partilha dedicado a pais, mães e cuidadores de adolescentes do 7.º ao 12.º ano de escolaridade.

Um tema que toca todas as famílias


Sob o mote “Tenho um filho adolescente e agora? Desafios da parentalidade na adolescência”, esta sessão inaugural contou com 12 participantes.

Num ambiente acolhedor e participativo, foram desenvolvidas diversas dinâmicas de grupo que promoveram a partilha de experiências, dúvidas e estratégias. A adolescência, enquanto fase marcada por profundas transformações físicas, emocionais e sociais, esteve no centro da reflexão, permitindo identificar desafios comuns e reforçar a importância do diálogo, da empatia e da construção de relações de confiança.

Partilhar para crescer em conjunto


Ao longo da sessão, ficou claro que educar um adolescente é um caminho exigente, mas também repleto de oportunidades de crescimento - tanto para os jovens como para os adultos que os acompanham.

No momento de encerramento, as enfermeiras partilharam um conjunto valioso de orientações práticas, sublinhando uma ideia essencial: não existe um manual de instruções para lidar com adolescentes.

Cada jovem é único, cada família tem a sua dinâmica própria e, por isso, as estratégias devem ser adaptadas à realidade de cada contexto. Mais do que fórmulas rígidas, importa cultivar a escuta ativa, a presença consistente e a disponibilidade para aprender ao longo do processo.


O balanço desta primeira tertúlia é muito positivo. A adesão, o envolvimento dos participantes e a qualidade das partilhas reforçam a pertinência deste ciclo de encontros enquanto resposta às necessidades sentidas pelas famílias.


As “Tertúlias às Quartas” pretendem continuar a afirmar-se como um espaço seguro de diálogo e apoio, fortalecendo a ligação entre escola, família e comunidade, e contribuindo para uma vivência mais consciente e apoiada da parentalidade na adolescência.


Fique atento(a) às próximas sessões! Porque educar é um desafio que se torna mais leve quando é partilhado.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026

Escola Aberta: Tertúlias às Quartas

“Tenho um filho adolescente e agora? Desafios da parentalidade na adolescência”

A adolescência é uma fase crítica de desenvolvimento biopsicossocial que se traduz muitas vezes num aumento de conflitos a nível familiar, ansiedade, isolamento e risco de adoção de comportamentos de risco. Muitos pais revelam sentir-se perdidos e sem apoio, pelo que a partilha de experiências e apoio por parte de profissionais de saúde representam uma mais valia na promoção de uma parentalidade mais saudável.


Assim, no âmbito da Saúde Escolar, a Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira (UCC MDF) propõe um ciclo de tertúlias integrado no projeto “Escola Aberta” do nosso Agrupamento. As "Tertúlias às Quartas" destinam-se a pais, mães e cuidadores de adolescentes do 7º ao 12º ano de escolaridade pretendem ser momentos de partilha subordinados ao tema da adolescência, de modo a oferecer suporte e orientação aos pais de jovens adolescentes através da partilha de experiências e de conhecimento.

A primeira sessão será no dia 25, 4ªfeira, às 18h30m, na Sala de Reuniões da Escola Secundária Santa Maria do Olival. Terá como tópico de abertura “Tenho um filho adolescente e agora? Desafios da parentalidade na adolescência” e visa permitir ao grupo partilhar as mudanças percecionadas durante a adolescência dos filhos, as preocupações e desafios ao lidar com os seus filhos adolescentes.

Contamos com a vossa presença!

A Equipa PES do AENSM 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026

Atividades para o Dia da Geografia

Comemoração do Dia Nacional de Geografia


As atividades começam...


Vão estar expostos trabalhos dos alunos do 7.º e 8.º anos, na EDNAP. 
Na ESSMO haverá exposição de trabalhos de alunos do 10.º ano e reprodução, na sala polivalente, de trabalhosde alunos de cursos profissionais.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Rafaela Mendes no pódio e nas finais

Arena Lisbon International Meeting

O Arena Lisbon International Meeting 2026 teve lugar nas piscinas olímpicas do Jamor e decorreu nos passados dias 14 e 15 de fevereiro.


Rafaela Mendes (aluna do 12ºF da ESSMO) alcançou pódios nos 50m e 100m costas, respetivamente no 3º e 2º lugar, em ambos os casos com recordes pessoais, culminando assim uma sequência de 3 provas internacionais em piscina olímpica com indicadores muito positivos e confirmação de tempos de acesso a provas internacionais. Esta nossa aluna ficou no Top 10 das nadadoras mais pontuadas deste Meeting, sendo que metade das nadadoras são estrangeiras e que a Rafaela é a mais nova a marcar presença nessa tabela!

 

Este evento é um dos mais competitivos realizados em Portugal, contando frequentemente com nomes de destaque internacional e a edição deste ano não fugiu à regra, entre os 769 nadadores provenientes de 10 países (Angola, Dinamarca, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Israel, Itália e EUA para além de Portugal claro) estavam presentes medalhados em provas internacionais e recordistas mundiais.



domingo, 15 de fevereiro de 2026

Nota de pesar

É com profunda consternação e sincero pesar que o Agrupamento Nuno de Santa Maria tomou conhecimento do falecimento da sua aluna MARIA LEONOR CARVALHO, aluna da Esc. D. Nuno Álvares Pereira.

Neste momento de luto e dor, a Direção do AENSM, em nome de toda a comunidade educativa, expressa as suas mais sentidas condolências à família e amigos.

Desejamos força, união e serenidade para enfrentar esta perda irreperável e inesperada.

O seu sorriso e memória permanecerão vivos nos nossos corações.

A Direção do AENSM



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Internet Mais Segura

Dia da Internet Mais Segura – Sessões para alunos do 1.ºciclo e 5.º anos


No âmbito da comemoração do Dia da Internet Mais Segura, a biblioteca dinamizou sessões dirigidas aos alunos do 5.º ano da Escola Básica D. Nuno Álvares Pereira e aos alunos do 1.º ciclo da Escola Básica Raul Lopes e da Escola Básica de Santo António, centradas na promoção de uma utilização responsável, crítica e segura da Internet.


Através da atividade “Guia de Sobrevivência Digital”, os alunos refletiram sobre temas como privacidade online, proteção de dados pessoais, criação de palavras-passe seguras, prevenção do cyberbullying, comportamento respeitoso nas redes sociais e identificação de informação falsa.


As sessões integraram apresentação multimédia, momentos de debate orientado e a realização de um quiz, promovendo a participação ativa dos alunos e a consolidação das aprendizagens.


Uma iniciativa que reforça o papel da biblioteca escolar na formação de cidadãos digitais informados, críticos e responsáveis.