terça-feira, 24 de março de 2026
Observação astronómica na ESSMO
segunda-feira, 23 de março de 2026
Tomar Planta o Futuro - Recuperar Tomar
Dia Mundial da Árvore (21 de março)
Hoje dia 23 março, pelas 10h, unimo-nos à iniciativa Vamos Plantar Uma Árvore. Com a colaboração da Junta de Freguesia de Carregueiros plantámos uma árvore no nosso recreio, do qual agradecemos o seu contributo.sexta-feira, 20 de março de 2026
Dia Internacional da Matemática - MILAGE
Dia do e Dia Internacional da Matemática - 14 de março 2026
quarta-feira, 18 de março de 2026
Concurso Concelhio de Leitura
Fase Concelhia
Realiza-se, em final de abril, a Fase Concelhia do Concurso Concelhio de Leitura, uma iniciativa que reúne alunos de várias escolas do concelho para celebrar o prazer de ler e partilhar livros.
terça-feira, 17 de março de 2026
Poesia com Raízes
“Poesia com Raízes” dá voz à natureza através da poesia
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia e do Dia Mundial da Árvore, a Biblioteca Escolar promove o concurso “Poesia com Raízes”, convidando os alunos a expressar, através da escrita poética, a relação entre as árvores, a natureza e a vida.A iniciativa pretende incentivar a criatividade, promover o gosto pela leitura e pela escrita de poesia e sensibilizar para a importância das árvores no equilíbrio do planeta.
Todos os alunos são convidados a participar, deixando crescer as palavras como quem planta sementes: com imaginação, sensibilidade e respeito pela natureza.
Participa e deixa a tua poesia criar raízes!
segunda-feira, 16 de março de 2026
Dia do PI - 03.14 (14/03)
No dia 14 de março comemora-se o Dia Internacional da Matemática, data que coincide também com o Dia do Pi.
No âmbito destas comemorações, foram organizadas exposições de trabalhos elaborados pelos alunos, patentes no átrio da biblioteca da EDNAP e na sala polivalente da ESSMO. Nestes dois espaços realizou-se igualmente a projeção de um vídeo alusivo à data.
No dia 11 março, durante o período da manhã, na EDNAP e na ESSMO, dinamizou-se a Atividade de Cálculo Mental no âmbito do concurso SuperTmatik, na fase de Interturmas, para o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.
Estiveram envolvidos 53 alunos que demonstraram entusiasmo, atitude positiva e resiliência. Destes foram apurados seis alunos, dois por cada ano de escolaridade, que vão agora representar a escola na final online desta competição.
Destacamos ainda a possibilidade de assistirem ao vídeo do Professor Rogério Martins sobre o Pi, através do seguinte link https://www.facebook.com/watch/?v=1407808569341174
e uma conferência proferida no dia 13 de março, “O papel da Matemática no desenvolvimento da sociedade contemporânea” que pode ser vista no seguinte link https://dim314.apm.pt/?doing_wp_cron=1773267762.3519639968872070312500
Pela Área Disciplinar de Matemática
quinta-feira, 12 de março de 2026
«E em vez do medo»
Exposição
O medo é uma entidade (emoção natural e instintiva) tão antiga como a Humanidade e um hóspede sedentário na casa da criação. Entra pela sala dentro sem bater à porta, apodera-se do pensamento e perscruta, em silêncio, quem ousa inventar e reinventar o mundo. É uma presença acéfala e ambígua, como uma sombra que acompanha o artista quando a imaginação, primeiro, e depois, a obra começam a crescer, a tomar forma. Criar é mostrar-se. É pôr de lado as máscaras do silêncio e permitir que o interior de cada um e de cada uma se torne visível, expondo a identidade e a essência, o mundo mais profundo e íntimo de cada ser.O artista sabe que a obra não é apenas o resultado de um exercício técnico – é uma revelação. Quem cria aprende, pouco a pouco, que não é necessário expulsar o medo. É preciso atravessá-lo. Abracemos, pois, as palavras sábias de Marta Bernardes “...não buscamos negar o medo, mas transfigurá-lo”. E essa peregrinação comporta hesitações, dúvidas e avanços, ora tímidos ora impetuosos. O medo impede a repetição, o minimalismo. E lembra ao artista que o ato de criar é sempre um risco. Possibilita a aceitação plena e a rejeição.
A atividade realizada integra a 2.ª Bienal Cultura e Educação, do Plano Nacional das Artes, cujo tema é “E em Vez do Medo?”.
José Manuel Sobral
O medo no pensamento e nas obras executadas pelos alunos.
“Voa para onde te sintas mais seguro”
“Pode haver muitas razões que nos fazem sentir medo, a minha escultura representa o que nós podemos fazer quando sentimos medo, apanhar um voo e “voar” para longe dele, para qualquer sítio que nos faça sentir seguros. (...) E em vez do medo, escolhi estar onde me sinto mais livre.Tomás Kay
Esperançoso
“O medo é aquela sensação que surge quando somos impedidos de cumprir algo. Ao esculpir um trevo de quatro folhas em cada olho, pretendi transmitir que a esperança e o sonho têm o poder de encorajar. E em vez do medo, escolhi a esperança, a vontade, o sonho.”Maria Beatriz Almeida
As expressões do riso
Duarte Xavier
Coragem
Leonor Benedito
Confronto
O busto apresenta um aspeto diabólico, os chifres têm como significado a proteção, os olhos arregalados expressam todas as vezes que enfrentamos o medo. E em vez do medo, escolhi o confronto.Inês Ventura
Coragem
Verónica Bernardo
Sentimento
(...) o medo, este sentimento que sufoca, que nos atormenta e apavora, o que vem depois dele? A esperança de ultrapassar e conquistar os medos. E em vez do medo, escolhi a esperança.Verónica Bernardo
terça-feira, 10 de março de 2026
Visita à SOFALCA
No passado dia 5 de março, realizou-se a uma visita de estudo à empresa Sofalca, no âmbito do III Festival de Lanternas Flutuantes, com a participação dos alunos do 6.º A e do 12.º C do Curso de Artes Visuais.
A atividade revelou-se muito interessante e enriquecedora, permitindo aos alunos conhecer de perto o processo de transformação da cortiça, bem como as suas diversas aplicações em áreas como o design, o mobiliário, os revestimentos e o isolamento.
Esta experiência possibilitou ainda estabelecer uma ligação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade industrial, reforçando a importância da sustentabilidade, da inovação e da valorização dos recursos naturais.
Ao longo da visita, os alunos demonstraram interesse, curiosidade e um comportamento muito positivo. A atividade constituiu, assim, uma experiência pedagógica muito significativa, contribuindo para ampliar os seus conhecimentos e para aproximar a escola do contexto empresarial e ambiental.
A visita de estudo à “Fábrica da Sofalca” enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (PEDIME). O PEDIME é cofinanciado pelo Centro2030, através do Fundo Social Europeu.
Mais informações sobre o PEDIME em https://mediotejo.pt/ ou em https://oie.mediotejo.pt/.
quinta-feira, 5 de março de 2026
Parlamento dos Jovens
Ano letivo 2025 - 2026
Este ano letivo, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria abraçou, como tem acontecido em anos letivos anteriores, o Programa Parlamento dos Jovens, a maior iniciativa no âmbito da cidadania e da formação cívica, junto do público escolar, realizada em Portugal.quarta-feira, 4 de março de 2026
Entre Nós e as Palavras
Foram mais de 400 adolescentes que se juntaram para ouvir (e sentir) poesia.
Foi mesmo assim: mais de 400 almas, a abarrotar de hormonas e urgências, levados pelos seus professores, juntaram-se no Cineteatro Paraíso e, com os telemóveis arrumados nos sacos, mochilas ou bolsos, estiveram quase duas horas sentados a ouvir… poesia. Meu deus, POESIA!!!
E ainda falaram de coisas difíceis e sérias como violência doméstica, emigração e imigração, direitos humanos, colonialismo, fake news, tolitarismos, direitos e deveres de escolha, neutralidade e cumplicidades, de amor e de morte.
Adolescentes… entre os 15 e os 18 anos… mais de 400! Durante duas horas… sentados… em silêncio… a pensar…
(Ainda há quem diga que as escolas e os professores não fazem milagres.)
O que Pedro Lamares tem de mágico é que ele não recita, não declama, não lê, nem diz poesia; ele encarna e trespassa poesia. E é, por isso, um privilégio ouvir as palavras modeladas pela sua voz.
Não há muito como explicar o espetáculo “Entre nós e as palavras” porque é uma coisa que fica mesmo entre “nós” e “as palavras”.
Sortudos os que tiveram a oportunidade (ou a sabedoria) de ir ver, ouvir e sentir! Quanto aos outros, se puderem, da próxima vez vão.
- Alberto Caeiro – “Poema do Menino Jesus”
- Alberto Caeiro – “Quando Vier a Primavera”
- Álvaro de Campos – “Poema em Linha Recta”
- António Lobo Antunes – “Poema aos Homens Constipados”
- Daniel Maia-Pinto Rodrigues – “Singular Tempo Plural”
- Fernando Pessoa – “Não tenho ninguém que me ame”
- Filipa Leal – “Manual de despedida para mulheres sensíveis”
- Francisca Camelo – “A importância do pequeno-almoço”
- Francisca Camelo – “Poema ao Assédio”
- João Paulo Seara Cardoso – “História de um urso velhinho”
- Jorge Sousa Braga – “Portugal”
- José Régio – “Cântico Negro”
- Mário Cesariny de Vasconcelos – “You are welcome to Elsinore”
- Sophia de Mello Breyner Andresen – “As pessoas sensíveis”
- Walter Hugo Mãe – “Coisinhas preciosas para meter no cu”
- Woody Allen – “A minha próxima vida”
José Paulo Vasconcelos(prof. de Português e admirador de poesia)
terça-feira, 3 de março de 2026
Semana do Ensino IPT 2026
Curso Técnico de Multimédia
Os alunos das turmas do Curso Profissional de Multimédia participaram no dia 10 de fevereiro nas atividades da Semana do Ensino IPT 2026 dinamizadas pelo Instituto Politécnico de Tomar.
segunda-feira, 2 de março de 2026
“Desporto Escolar - Corta-mato distrital”
A atividade juntou mais de mil alunos provenientes das diversas escolas do distrito de Santarém. O AENSM fez-se representar nesta atividade, com uma comitiva composta por 36 alunos e 4 professores de Educação Física, tendo participado em todas as oito provas dos diversos escalões / géneros que constavam do programa.
![]() |
| Equipa Infantis Masculinos do AENSM – 2ª classificada por equipas |
![]() |
| Equipa Juvenis Femininos do AENSM – 2ª classificada por equipas |


















.jpeg)




.jpeg)



























