segunda-feira, 4 de junho de 2018

Um Escola Solidária

Programa Escolas Solidárias - Fundação EDP


O A.E.N.S.M. participa, pela primeira vez, naquela que é a 8ª edição do Programa Escolas Solidárias Fundação EDP. Para além da partilha das boas práticas e do trabalho em rede, amplificando e celebrando o contributo alcançado, o programa permite oferecer aos alunos uma formação integral e alavancar um processo que favorece o sucesso escolar e o bem-estar global.


Assim, numa primeira fase, foi realizado um inventário de projetos desenvolvidos, ficando, entre 513 escolas, no grupo das 142 que conseguiram qualificar os seus projetos. Numa segunda fase, a implementar no próximo ano letivo, os objetivos passam por Interagir e envolver famílias e encarregados de educação, criar uma cultura de solidariedade na escola, promover a participação dos alunos, formar equipas e criar condições para a sua continuidade nos próximos anos letivos.


No passado dia 30 de maio, professores e alunos participaram no Encontro Nacional Escolas Solidárias 2018, em Lisboa, numa oportunidade única de ficar mais próximo desta Rede Solidária e incutir nos alunos a missão de serem motores de intervenção social.

Os alunos foram acompanhados pelas professora Judite Calado, envolvida em várias atividades de voluntariado/solidariedade, e pela assessora da Direção do Agrupamento, Marta Henriques.


Eis os testemunhos de dois alunos participantes:

"Um dos dias mais marcantes da minha vida, onde conheci um projeto solidário fantástico, tive a oportunidade de estar junto a estrelas nacionais e onde pude conviver com os meus melhores amigos; aprendi, também, que juntos somos mais fortes!" 
Leo


"O dia de ontem foi um dia diferente onde nos divertimos muito e aprendemos que não é preciso muito esforço para se ser solidário. Basta fazermos pequenos gestos."
Sofia

Ana Célia Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário