terça-feira, 27 de novembro de 2018

Erasmus+

Portugueses pelo Mundo – novembro 2018

Realizou-se de 19 a 23 de novembro em Çorum (Turquia) o primeiro encontro de formação do projeto intitulado “Critical Original Response to Education” (CORE), Abordagens Inovadoras na Educação, no âmbito do Programa Erasmus+, que contou com a participação de escolas de quatro países: Portugal, Polónia, República Checa e duas escolas da Turquia.


Foram dias preenchidos por reuniões de trabalho, de formação e de momentos culturais. 


Iniciou-se com a apresentação de cada escola, cidade e país participante, analisando e comparando os seus sistemas educativos, currículos, estilos de vida e cultura.


De seguida, após uma visão geral do cronograma do projeto, foram divididas as tarefas e discutidas cada uma das atividades a realizar. 


Deste modo, cada país será responsável por concretizar um conjunto de atividades já definidas ao longo dos dois anos de duração do projeto. 


De destacar ainda as aulas lecionadas por docentes de Matemática e de Turco e a interessante e interativa conferência dinamizada por um docente de uma universidade turca sobre a utilização das TIC na sala de aula. Foram apresentadas ainda as tecnologias mais adequadas para o ensino, tendo em conta uma aprendizagem centrada no aluno. 


No último dia, numa visita à Câmara Municipal na qual fomos recebidos pelo Diretor da Educação de Çorum, tivemos a oportunidade de divulgar o projeto, reforçando a importância e os objetivos do projeto e apresentando perspetivas de inovação na educação. 





Após estes dias, regressamos mais enriquecidos pelas experiências vividas e, essencialmente, pela partilha de conhecimentos, cultura e tradições!


Foi muito importante comprovar que, apesar da diferença de idiomas ou distâncias geográficas, “Everyone smiles in the same language”.


Teşekkür ederim / Thank You / Obrigada à Turquia e a cada país participante.


Zita Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário