Simulacro / Exercício de evacuação na ESSMO
15 de novembro
Perante um cenário previamente definido (tipo de acidente / localização / condições verificadas) foi acionado o plano de emergência, na presença de observadores do Comando dos Bombeiros Municipais / Divisão de Proteção Civil, PSP e Ass. de Pais e Enc. de Educação.
Este exercício (sem intervenção real de viaturas de socorro / outros meios externos) visou – para além de rotinar a evacuação das instalações e da experiência que pode significar na formação cívica dos alunos – o treino de outros procedimentos de primeira intervenção necessários à limitação de danos e à criação de condições favoráveis às operações de socorro. Assim, ao sinal de alarme, professores e alunos evacuaram as instalações para os pontos de encontro respetivos.
Panorâmica geral após a evacuação dos pavilhões |
Ao Pessoal Não Docente coube apoiar / verificar a completa evacuação dos edifícios e recreios, confirmar a ausência de “desaparecidos” nos pontos de encontro, efetuar os cortes de energia (gás / eletricidade) definidos, controlar os portões de acesso utilizáveis por viaturas de socorro e apoiar a Direção na atualização de informações setoriais, no posicionamento para receção de socorro externo / apoio da Portaria e na verificação final da existência de condições para a ordem de regresso à normalidade.
Durante e imediatamente após este exercício efetuou-se a respetiva análise/balanço (posteriormente complementada com outros diálogos e análise de questionários), tendo em vista valorizar o que aconteceu de mais positivo e implementar algumas correções/melhorias…
Fernando VicenteElemento de apoio à Direção para a Segurança - ESSMO
Sem comentários:
Enviar um comentário