quinta-feira, 13 de junho de 2019

Aquaponia

Sob a orientação do professor de Ciências Naturais, Pedro Neves, os alunos do 8ºG, 8ºH e 8ºI deram corpo a um projeto de Aquaponia instalado num dos tanques interiores da Esc. Sec. Santa Maria do Olival.


Vídeo de explicação do projeto de Aquaponia

Este projeto está em funcionamento desde os primeiros dias de junho de 2019.

Vídeo do processo de construção da estrutura de Aquaponia

O que é o Aquaponia?

A aquaponia é um método sustentável de criação de peixes e vegetais. Com este tipo de agricultura, poderá cultivar substancialmente mais alimentos com menos água, terra e mão-de-obra do que a agricultura tradicional.
É, pois, um sistema de agricultura resiliente que proporciona bem-estar e melhor nutrição. É uma forma de agricultura que combina a criação de peixes em tanques (recirculação de aquacultura) com cultura de plantas sem solo (hidroponia). Na aquaponia, a água rica em nutrientes da criação de peixes fornece um fertilizante natural para as plantas e as plantas ajudam a purificar a água para os peixes. A aquaponia pode ser usada para sustentar de forma sustentável peixes e vegetais frescos para uma família, alimentar uma aldeia ou gerar lucro num empreendimento agrícola comercial, ano a ano, em qualquer clima.

Em casa

Um sistema de produção de alimentos em casa pode produzir centenas de quilos de peixe e todos os vegetais frescos que uma família precisa.

Nas escolas

Em aplicações educacionais, a aquaponia é um excelente modelo de ciclos biológicos naturais.
Food Banks and Missions - Alimente os necessitados: a aquaponia é uma maneira ideal de fornecer alimentos frescos e nutritivos para os necessitados.

Comercialmente

Comercialmente, a aquaponia é uma indústria em rápido crescimento, à medida que os empreendedores percebem que a aquaponia e a agricultura de ambiente controlado podem fornecer alimentos frescos de alta qualidade e cultivados localmente em uma base anual. As grandes estufas aquapónicas comerciais estão fornecendo alimentos frescos para cadeias de supermercados, hospitais e instituições.

Natural e Sustentável

A aquaponia é um processo completamente natural que imita todos os lagos, lagoas, rios e cursos de água na Terra. A única entrada num sistema de aquaponia é comida de peixe. Os peixes comem a comida e excretam o lixo, que é convertido pelas bactérias benéficas em nutrientes que as plantas podem usar. Ao consumir esses nutrientes, as plantas ajudam a purificar a água. Você não pode usar herbicidas, pesticidas ou outras substâncias químicas agressivas em um sistema de aquaponia, tornando os peixes e as plantas saudáveis e seguros para consumo.

Benefícios da Aquaponia

  • Usa 1/6 da água para cultivar 8 vezes mais comida por hectare comparado à agricultura tradicional!
  • Toda a fonte natural de fertilizantes a partir de resíduos de peixe.
  • Não há dependência de fertilizantes minerados e manufaturados.
  • Eficiente, sustentável e altamente produtivo.
  • O produto é livre de pesticidas e herbicidas.
  • Os peixes são livres de hormonas de crescimento e antibióticos.
  • Permite a produção contínua de alimentos.
  • Produz uma cultura de proteína e vegetal.
  • O sistema integrado é sustentável e amigo do ambiente.
  • A eliminação do solo elimina doenças transmitidas pelo solo.

in Groho (online - https://www.groho.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário