segunda-feira, 17 de junho de 2019

Um dia no RI15

Cerca de 60 alunos do 10º ano, da ESSMO, passaram hoje, 17 de junho, "um dia de recruta" nas instalações do quartel do Regimento de Infantaria nº15, em Tomar.

"Foto de Família" no encerramento da atividade
Ao longo do dia, os 60 alunos constituiram-se como "um pelotão, dividido em 3 secções de 20 efetivos e comandados pelo respetivo sargento". Estas "secções" puderam, sob as ordens do instrutor, experimentar um bocadinho do que é a vida militar, tendo recebido, nomeadamente, instrução física, instrução operacional ("como fazer uma cama?") e instrução teórica.
Os alunos foram ainda sempre acompanhados por três civis (3 professores) que foram "observadores  das manobras militares" e Diretores de Turma.

Inspeção às camas
No fim, às 16:00, quando a diretora Maria Celeste Sousa foi resgatar "os seus meninos" à vida militar e devolvê-los ao conforto do aconchego familiar, notavam-se os rostos cansados, mas as expressões felizes.

O agradecimento da diretora do AENSM ao comandante do RI15
Esta iniciativa pretendeu, por parte da direção do AENSM, ser uma experiência de aprendizagem e de informação, que permitisse aos seus alunos ficarem detentores de mais uma vivência que completasse o leque de opções passíveis de escolher no futuro próximo destes adolescentes.

A preparar a formatura
Houve ainda a noção de que os alunos do 11º e 12º anos estão, no mês de junho, envolvidos com os exames e que os alunos do 10º ano têm uma disponibilidade de tempo irrepetível até chegar o momento de tomarem as grandes decisões sobre os seus futuros profissionais.


Finalmente, a direção do AENSM teve ainda presente que é no 10º ano, 1º ano do ciclo de estudos secundário, que importa criar experiências unificadoras do espírito de turma e de cumplicidade de grupo.


Uma experiência que já estava pensada há algum tempo, idealizada e concebida como uma sequência natural daquilo que o AENSM faz com as 24 Horas, com o Desafio 10 e mais recentemente com o Desafio 7, mas que só este ano conseguiu reunir as dinâmicas necessárias para a sua efetivação.

Todos de olho nos "recrutas"
De certeza, esta foi a primeira edição de muitas que se seguirão.

Mais fotos aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário