quarta-feira, 8 de abril de 2020

Mensagem da Diretora do AENSM

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria tem conseguido, em variados momentos, estar à altura dos imensos desafios que, como Comunidade Educativa, tem enfrentado com maior ou menor sucesso, sem desistir e sem defraudar as expetativas dos Alunos e Pais.

Como Escola Pública que somos, nestas alturas temos de nos socorrer de todas as ferramentas e, acima de tudo, da longa experiência que todos temos, no nosso agrupamento, de partilha, trabalho conjunto e solidário.

Estamos a viver este desafio com serenidade e resiliência... Acima de tudo com lucidez, procurando atuar com bom senso e ponderação. Nestes novos e tão incertos tempos urge procurarmos ser veículos de apoio e esperança para a nossa comunidade. É por isso que não baixamos braços, nem desesperamos, continuamos sempre disponíveis para sermos fonte de cidadania ativa e profundamente empenhados em ultrapassar esta crise, procurando ao máximo não deixar ninguém para trás - os nossos alunos sabem disto, os encarregados de educação, funcionários e professores procuram quotidianamente construir este caminho, errando e aprendendo, encontrando soluções que criem um caminho de futuro. 

Enviámos já, no dia 2 de abril, a todos os Pais/Encarregados de Educação o "reporte formal de avaliação", tal como estava previsto no nosso calendário semestral. 

O final do ano letivo apresenta-se ainda cheio de interrogações, dependendo de fatores não controláveis localmente, mas nada disso nos retira o ânimo e o empenho para continuarmos empenhada e solidariamente a trabalhar como comunidade educativa, ultrapassando assim as dificuldades dos dias que vivemos. Aguardamos as diretivas do Governo sobre o calendário letivo, mas pensamos que após a interrupção da Páscoa continuaremos com o Ensino a Distância até ao final do ano letivo. Continuaremos a manter o contacto regular com os Alunos e Encarregados de Educação, a consolidar aprendizagens e desenvolver novas aprendizagens. Para isso é elaborado
um Plano Semanal para cada turma, coordenado pelo Diretor de Turma que articula as atividades e tarefas a realizar. Desta forma os docentes das várias disciplinas recolhem informações que serão tidas em conta na avaliação do final do ano – momento de apreciação global do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, sem nos esquecermos das condições/equipamentos tecnológicos que cada aluno tem, neste momento, para trabalhar em quarentena. 

Ninguém estava preparado… não se transforma o ensino presencial na escola, no “Ensino à Distância” (E@D) de um dia para o outro e chegar a TODOS no Agrupamento Nuno de Santa Maria, só foi possível, porque mais uma vez contámos com a disponibilidade manifestada , desde a primeira hora, pela PSP e GNR que levaram a casa os materiais necessários a alguns para continuarem a trabalhar. OBRIGADA. 

OBRIGADA a todos os professores que foram incansáveis, empenhadíssimos e totalmente disponíveis, mas também a todos os alunos que revelaram um enorme sentido de responsabilidade e mais uma vez perceberam que o sucesso é uma questão de vontade, ação e dedicação. 

E mais uma vez os Pais/Encarregados de Educação foram o pilar importante do nosso trabalho,
BEM HAJAM.

E agora vamos descansar um pouco… mas vamos também ser pessoas que sabem ser SOL mesmo quando a vida está nublada!

A Diretora
Maria Celeste Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário