quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Parlamento dos Jovens - Ensino básico e Ensino secundário

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, como tem acontecido em anos letivos anteriores, abraçou, desde a primeira hora, o Programa Parlamento dos Jovens.

É uma iniciativa da Assembleia da República, de grande envergadura, criada em 2006, e dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O público-alvo são as escolas do ensino público, particular e cooperativo de Portugal continental, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.




Fazem parte do Programa os seguintes objetivos: educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.


O Programa, é estruturado em três fases (1.ª Fase: Sessão Escolar; 2.ª Fase: Sessão Distrital/Regional e 3.ª Fase: Sessão Nacional), desenvolvidas ao longo do ano letivo. O Programa completa-se com a realização de duas Sessões Nacionais, na Assembleia da República: uma destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e uma destinada aos alunos do ensino secundário.


Até ao presente, no Agrupamento, foram realizadas as várias etapas que constituem a 1.ª FASE: Sessão Escolar. É nesta fase que se leva a informação às turmas e, desse modo, se inicia a motivação das  mesmas - com o acompanhamento e a dinamização dos vários professores responsáveis pela atividade - para todo o processo, que é muito exigente, dada a amplitude de objetivos e o espaço temporal em que se desenvolve, se debate o tema proposto (este ano sujeito ao tema: Saúde mental: Que desafios? Que respostas?)   e se organiza o processo eleitoral, onde se inclui a formação de listas candidatas à eleição de deputados, a campanha eleitoral propriamente dita e o subsequente processo eleitoral, que culmina na eleição dos deputados à Sessão Escolar.


Uma das etapas da 1.ª fase é a vinda de um deputado da Assembleia da República à escola, o que aconteceu no dia 19 de dezembro. Nesse contexto, no Anfiteatro da ESSMO, teve lugar uma palestra com a presença do deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Santarém, Hugo Costa, eleito pelo partido socialista e natural das Cabeças. A sessão, destinada aos elementos das listas do ensino básico e do ensino secundário, contou, também, com a preciosa colaboração da Enfermeira Rute Galvão.


O deputado Hugo Costa elogiou os muitos jovens presentes, pela muito ampla participação na sessão deste ano letivo do Parlamento dos Jovens e, seguidamente, apresentou como se estruturam os poderes em Portugal, bem como a orgânica de funcionamento da Assembleia da República. Depois, respondeu às questões que os alunos lhe foram colocando, com o natural entusiasmo e ímpeto juvenil, onde nada fica por dizer. “Silenciadas foram as nossas bisavós e avós”, afirmava, há dias, num corredor da Escola, uma jovem cidadã. Em suma, esta iniciativa é um mais um momento decisivo na construção do pensamento racional dos jovens, na apresentação clara e consistente daquilo que consideram a ordem justa das coisas, de modo a tentarem soluções capazes de limar as muitas imperfeições que ainda fragilizam o quotidiano da comunidade.


Por sua vez, a Enfermeira Rute Galvão, especialista na área da Saúde Mental da Lezíria e Médio Tejo, falou da sua experiência de 20 anos de serviço nesta área da Saúde Pública: o que foi feito, os tabus e preconceitos que, aos poucos, se foram esboroando; o que é necessário continuar a fazer no domínio da prevenção e das terapias, bem como forneceu informações preciosas sobre como os jovens podem ter os apoios que já existem nesta área específica, aventando, também, possibilidades de medidas a serem propostas pelas diferentes listas. Muito disponível, conhecedora e entusiasta na comunicação, não deixou nenhuma questão por responder.

Este ano, os alunos do ensino básico, do 9.º ano, formaram quatro listas – o que constitui um recorde de participação. Os jovens do ensino secundário organizaram-se em duas.

Na tarde do dia 6 de janeiro, final da semana que antecedeu a campanha eleitoral, no Polivalente da ESSMO, todas as listas brilharam na apresentação das medidas que acreditam podem contribuir para ajudar a ultrapassar uma questão muito séria da saúde pública em Portugal, nomeadamente entre os jovens: a saúde mental – que desafios? Que respostas?


.Nos dias 9 e 10 de janeiro, teve lugar a campanha eleitoral, num ambiente plural e festivo; no dia 9, a das listas do ensino básico (na ESSMO, para o 9.º ano e na EDNAP, direcionada para as turmas do 7.º e do 8.º ano). No dia 10, decorreu a campanha eleitoral das listas do ensino secundário.


No dia 12 de janeiro, na ESSMO e na EDNAP, teve lugar a eleição dos deputados para a Sessão Escolar, tendo sido eleitos 31 deputados das listas do ensino básico e 15, do ensino secundário. A taxa de participação dos alunos do 7.º ao 12.º ano no ato eleitoral foi muito boa.


A Sessão Escolar realizou-se no dia 19. Num ambiente muito vivo e convicto, os jovens deputados discutiram as várias propostas de medidas apresentadas pelas listas. Depois, foram aprovadas as três medidas que constam do Projeto de Recomendação do Agrupamento, tendo sido eleitos os representantes, titulares e suplentes, à Sessão Distrital, num total de quatro elementos. O mesmo processo foi mimetizado pelas listas do ensino secundário. Foram, também, eleitos os deputados, candidatos a Presidente da Mesa da Sessão Distrital; um por cada nível de ensino.

Este ano, a Sessão Distrital será realizada em Santarém, no próximo mês de março: no dia 13, para os alunos do ensino básico, no Teatro Sá da Bandeira; no dia 14, para os alunos do ensino secundário, em local a definir.


Os deputados titulares do ensino básico são as alunas Inês Roque e Ana Novaes; as suplentes, Margarida Nunes e Matilde Silva. O deputado candidato a Presidente da Mesa da Sessão Distrital é o aluno Francisco Macedo.


Os deputados titulares do ensino secundário são as alunas Margarida Vieira e Mariana Rei; a suplente, Eva Furtado. A deputada candidata à mesa da Sessão Distrital é a aluna Joana Valada.



Em jeito de conclusão, os professores Judite Calado, José Sobral, Paulo Mendes, Isabel Conceição e Isabel Carvalho que, em colaboração estreita e continuada com os alunos, dinamizaram as diferentes etapas desta 1.ª Fase e os acompanharam no processo, criando-lhe as circunstâncias propiciadoras para o seu envolvimento, para o bom decorrer da formação das listas,  da exposição e do  confronto de opiniões, da conversação e do debate, expressam o seu contentamento pela forte adesão e dinâmica, pelo entusiasmo e o investimento efetuado pelas dezenas de alunos que participaram nesta atividade cívica, simultaneamente tão desafiante e tão exigente.








Sem comentários:

Enviar um comentário