segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Flexibilidade Curricular - 5º ano

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria foi convidado a integrar o projeto piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em que participam 236 escolas de todo o país, uma prática educativa que no próximo ano letivo será alargada a todos os estabelecimentos de ensino e anos de escolaridade. Foi no âmbito desta experiência, iniciada no AENSM com os primeiros anos de cada um dos três ciclos de ensino, que os alunos do 5º ano da Escola D. Nuno Álvares Pereira vivenciaram no dia 19 o primeiro momento de Flexibilidade Curricular.

Na Biblioteca Municipal - a começar o dia
Da parte da manhã, entre as 9h00 e as 12h00, no auditório da Biblioteca Municipal, os alunos assistiram e participaram nas atividades interdisciplinares subordinadas ao tema "Os Rios - do Nabão ao Zêzere, desaguando no Tejo".

Da História ao Português, passando pelas Ciências Naturais e Educ. Tecnológica, os alunos conheceram e partiram desta realidade local/regional para a compreensão dos conteúdos do "programa oficial nacional".

Um auditório cheio
As atividades pedagógicas preparadas pelos professores abordaram temas como:
  • O nascimento da Humanidade nos vales do Nabão e do Zêzere; 
  • A importância da água para a vida; 
  • Rio Nabão e Rio Zêzere: Geradores de Energia; 
  • Os contos da tradição oral: A lenda de Santa Iria;
Muitas bocas esfomeadas... Quase 200!
No intervalo alargado entre estas apresentações foi servido aos 164 alunos um lanche oferecido pelo Intermarché, um apoio à Educação e uma aposta no futuro do concelho.

A chegar à "Mata Nacional do Sete Montes"
À tarde entre as 13h20 e as 17h00, os alunos visitaram o centro histórico, num "Passeio com a História" e a Mata Nacional dos Sete Montes, onde desenvolveram atividades interdisciplinares de Inglês, Educ. Musical e Ciências Naturais. Esta disciplina contou com a colaboração do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental que os alunos visitaram e onde assistiram a uma apresentação sobre o Ciclo da Água.

No Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental
Este foi o primeiro dos três momentos de Flexibilidade Curricular previstos para este ano letivo, desenvolvendo-se os próximos durante durante os meses de fevereiro e maio.

A aprender coisas novas de novas maneiras...

Ao fim do dia o balanço positivo lia-se no rosto dos alunos.

Tinham aprendido coisas novas, como acontece todos os dias na Escola, mas de uma forma diferente.

Perceberam como o conhecimento funciona "em rede" e os saberes das várias disciplinas estão interligados.

Ficaram a conhecer melhor a sua terra e, a partir dela, perceberam o mundo!

Eduardo Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário