Tens uma boa ideia para a tua escola?
Uma proposta melhor que um unicórnio de gelatina?!? A sério?...
Então participa no Orçamento Participativo das Escolas. Reúne o apoio dos teus colegas, vai a www.opescolas.pt e apresenta a tua proposta.
A melhor proposta será votada no final de março.Uma proposta melhor que um unicórnio de gelatina?!? A sério?...
Então participa no Orçamento Participativo das Escolas. Reúne o apoio dos teus colegas, vai a www.opescolas.pt e apresenta a tua proposta.
Tu podes fazer a diferença!
PARA OS ALUNOS
Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguirem os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguirem os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.
A melhor proposta será votada no final de março.
O QUE É?
É uma iniciativa que permite aos alunos participarem ativamente nas decisões da Escola, através de um processo democrático, com várias etapas e que, no final, vai permitir melhorar cada um dos estabelecimentos de ensino, com as ideias de quem lá estuda.A QUEM SE DIRIGE?
O #OPEscolas dirige-se a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.QUAL O VALOR DO ORÇAMENTO?
Para o Orçamento Participativo das Escolas é transferida uma verba adicional de 1 euro por aluno. Nas escolas com menos alunos, o valor mínimo do #OPEscolas é de 500 euros.O #OPESCOLAS TEM COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS:
Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas.
Reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário