terça-feira, 22 de março de 2022

Visita à Casa Memória Lopes-Graça

A turma B, do oitavo ano, visitou a Casa memória Lopes-Graça.



A iniciativa insere-se no Plano Cultural da Escola e no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa maria, que decidiu, em boa hora, dar um enfoque muito particular ao conhecimento e à partilha do riquíssimo património de Tomar.

Poucas cidades portuguesas – desta dimensão, nenhuma se lhe compara – têm uma tão vasta, tão rica e polifacetada riqueza cultural.




Fernando Lopes-Graça nasceu em Tomar em 1906, no reinado do rei D. Carlos, e faleceu em 1994, na Parede. Na sua longa vida, atravessou quase todo o século XX: a implantação da República e a sua governação, até ao golpe de Estado de 28 de maio de 1926; o fim da 1ª República e da democracia; a ditadura militar e, logo a seguir, a ditadura do Estado Novo, que se estendeu até à Revolução de Abril e ao regresso da democracia a Portugal.

Fernando Lopes-Graça foi um grande compositor, pianista, pedagogo, crítico, ensaísta e um firme opositor à ditadura, tendo sido preso no Aljube e em Caxias, prisões políticas da ditadura salazarista, e sujeito ao exílio.



Deixou um extenso e muito importante legado musical (as suas obras têm sido interpretadas em todo o Mundo) e uma não menos importante obra literária, mostras da sua grande formação humanista e de democrata, que muito honram a cidade de Tomar e Portugal.



A turma foi acompanhada pela Diretora de Turma e pelos professores de História e de Físico-Química.

A atividade, por ter sido muito rica e frutuosa, foi aplaudida pelos jovens. E por São Pedro…começou a chover, assim que o grupo terminou a visita e iniciou o caminho de regresso à Escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário