quarta-feira, 31 de maio de 2023

Feira do Animal

No dia 10 de maio decorreu a Feira do Animal na EB 2/3 D. Nuno Álvares Pereira.

Esta feira foi organizada pelos alunos do 7º e 8º ano do Clube Ubuntu e contou com a participação de vários convidados que vieram enriquecer a nossa tarde.

A Thomar Pet dinamizou um workshop sobre alimentação para animais e o Projeto Risca trouxe-nos o Farol para conhecermos o trabalho dos cães-guia e a coelhinha Mel, que juntamente com a Sónia, nos veio falar sobre os cuidados a ter com animais de estimação exóticos.

Logo no início da feira a Rute e o seu fiel amigo Júlio vieram falar sobre como devemos comportar-nos com os nossos cães e deram-nos algumas dicas sobre como treiná-los.

Durante toda a semana anterior à feira e no dia da feira foi dinamizada uma venda solidária e também recolha de bens para animais. Tanto o valor angariado como os bens recolhidos foram oferecidos à APAT, que esteve presente com o Zequinha e o Zulu, os cães relações-públicas da associação.

A feira foi visitada por vários elementos da nossa comunidade educativa que trouxeram também os seus patudos para esta tarde diferente, divertida e cheia de aprendizagens.


terça-feira, 30 de maio de 2023

Partilha com Energia

Foi no âmbito do projeto Partilha Com Energia, que os alunos do 10ºD - The Smurfs - e 10ºF - Divas do Nabão - da Escola Secundária de Santa Maria do Olival se propuseram a aceitar um desafio, desenvolvendo com este, certas competências empreendedoras e de mais valia para o futuro. 


O Partilha Com Energia é um projeto que consiste na realização de um pequeno intercâmbio, três dias, para os alunos de uma escola de Portugal.


Este ano, a ESSMO teve o prazer de dar as boas-vindas à Escola Secundária Prof. Dr. Flávio Resende -  Cinfães, à qual procurámos fornecer as melhores condições.


Foi necessário muito trabalho, tempo e dedicação para que este intercâmbio se realizasse, mas por outro lado, permitiu melhorar capacidades fundamentais para a nossa vida adulta.


A socialização com pessoas diferentes, o conhecimento da história de um outro canto do país, a aprendizagem de novas tradições e costumes, …foram todos aspetos deveras essenciais e valiosos.

 


Agradeço em nome das duas equipas por nos terem propiciado a possibilidade de participarmos neste projeto.


Tanto como aos patrocinadores que nos levaram a ter a chance de viver esta experiência, onde muitas memórias foram criadas. 


Saliento por fim o trabalho sublime e competente por parte dos professores que nos permitiram a execução do projeto e a quem devemos ficar gratos, pois sem eles a dificuldade do projeto seria acrescida.  


Leonor Taneco 10ºD 

segunda-feira, 29 de maio de 2023

À Paris? On y va!

Em dezembro de 2022, desenvolvido no seio da Escola Aberta, através da sua valência Clube de Francês, e apoiado pelo programa Europa +, surgiu o projeto À Paris? On y va!, ou seja, a realização de uma visita de estudo a França.

Um grupo de nove alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, acompanhados pelas duas coordenadoras do clube de francês, viajou de avião, de Lisboa até ao aeroporto de Orly e visitou as localidades de Villiers-sur Marne, Noisy-le Grand, Vincennes e Paris.


A visita decorreu durante cinco intensos dias, de 11 a 16 de maio, durante os quais os alunos puderam conviver uns com os outros, contactar com nativos franceses, praticar a língua francesa e, pontualmente, a língua inglesa, partilhar conhecimentos/ experiências no tocante às alterações climáticas e, sobretudo, descobrir e apreciar a beleza e riqueza cultural da Cidade-Luz.


Nada poderia ter sido melhor para os jovens portugueses do que a acolhedora e calorosa receção no Salão Nobre do Hôtel de Vincennes pela vereadora das relações internacionais Christine Laumont e pelas assessoras Brigitte Gauvain e Giulietta Ranieri, a que se seguiu uma visita guiada a um dos centros de compostagem da cidade, tornando-se notória a extrema preocupação no que respeita ao meio ambiente, patente nos inúmeros espaços verdes e na existência de centros de compostagem


Ainda em Vincennes, alunos e professoras visitaram o seu imponente castelo e a deslumbrante escultura Árvore da Vida, de Joana Vasconcelos, em exposição na Capela Santa.


No dia seguinte, a chegada a Paris ficaria marcada pela emoção, assim que os alunos vislumbraram o tão afamado Arco do Triunfo. E este deslumbramento e entusiasmo continuaram com a visita à Torre Eiffel, onde a dificuldade da subida foi superada pela fantástica vista de 360º da cidade obtida a partir dos vários “balcons”. Seguiu-se uma divertida viagem no autocarro panorâmico através dos Champs - Elysées com passagem pela Place de la Concorde, Église de la Madeleine, Opéra-Garnier, Museu do
Louvre
e Catedral de Notre-Dame.



Na manhã seguinte, aguardava-os a espetacular e romântica viagem no bateau-mouche tendo avistado os inúmeros edifícios que existem nas duas margens do rio Sena, entre eles a famosa Conciergerie e os Jardins des Tuilleries.

Agendada estava também a visita à Basílica do Sacré-Coeur, cuja localização permitiu mais uma espetacular sessão de fotos. Partindo daqui, houve oportunidade de passear por Montmartre, um dos bairros mais típicos de Paris, e pela Place du Tertre onde se cruzaram com diversos artistas de rua.


Finalmente, a ida ao Collège Les Prunais, em Villiers-sur-Marne, enquadrou-se no âmbito da articulação com o programa Eco-Escolas, onde houve lugar à apresentação oral de trabalhos subordinados à temática Alterações Climáticas, realizados pelos alunos portugueses e franceses, com a simpática presença do diretor do estabelecimento que ofertou o almoço e o lanche, recheados de especialidades gastronómicas à la française...


Após estes dias tão marcantes, a viagem de regresso era uma realidade. Para trás, ficaram memoráveis dias, em que os alunos experienciaram muitas emoções novas, pautados por muita alegria e entusiasmo, muitas sessões fotográficas e um agradável convívio entre todos os participantes. Uma verdadeira imersão na língua e na cultura francesas que, estamos certos, os alunos nunca esquecerão.



Um agradecimento à Direção do Agrupamento, que tornou possível a realização desta viagem tão do agrado de todos os participantes e que se revelou muito relevante para o desenvolvimento das suas competências académicas e sociais.

«O que mais me marcou foi visitar a Torre Eiffel, ir a Paris e a incrível experiência de conhecer uma escola francesa (…é uma viagem que ficará marcada para sempre!»

Maria-Habriela Ostafichuk (11ºG2)

«O que mais me marcou foi a experiência de conhecer novas pessoas de um outro país e poder interagir com elas.»

Ana Carolina Freitas (9ºF)

«Eu gostei de conhecer Paris e seus monumentos e ruas, assim como a escultura de uma artista portuguesa na Sainte-Chapelle.» 

Dinis Conceição (7ºE)






quarta-feira, 24 de maio de 2023

Assembleia Municipal Jovem de Tomar – Ensino Secundário

No passado dia 8 de maio, realizou-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a 1ª Sessão da Assembleia Municipal Jovem de Tomar (AMJT) de 2023, com a participação dos alunos do 10º ano das Escolas Secundária Santa Maria do Olival, Secundária Jácome Ratton e Profissional de Tomar.

Assembleia Municipal Jovem de Tomar

Esta iniciativa anual do Município de Tomar tem como objetivo motivar os jovens, desde cedo, para a participação cívica ativa e para o desenvolvimento dos valores democráticos.

Este ano, o tema em debate foi “Saúde mental nos jovens: Que desafios? Que respostas?”.

A participação da nossa Escola na 1ª Sessão da AMJT, destinada aos alunos do 10º ano do Ensino Secundário, revelou-se extremamente positiva, quer pela maturidade demonstrada pelos alunos durante o debate, quer pelos resultados da votação das moções apresentadas pela bancada naquela Sessão. 

Bruna Simões (10ºF)
e professora Mª Isabel Carvalho


terça-feira, 23 de maio de 2023

Erasmus+ - Job Shadowing em Puerto del Rosario

Três professores do AENSM deslocaram-se ao “IES de Puerto del Rosario” (ilha de Fuerteventura – Canarias) para uma “imersão profissional” numa escola espanhola.

A bandeira portuguesa à entrada do IES de Puerto del Rosario
 
Estes professores - José Sobral, Paulo Antunes e José Paulo Vasconcelos – integraram a vida escolar do “Instituto de Educación Secundaria” entre os dias 15 e 19 de maio, tendo participado nas mais diversas dinâmicas e atividades deste centro escolar.

Participação numa reunião da equipa Erasmus+ do IES

 Ao longo da estada, foi possível que os professores do AENSM vissem, experimentassem e questionassem sobre práticas educativas relacionadas com:
  • Comunicação interna e externa
  • Medidas de acompanhamento pedagógico
  • Educação inclusiva e medidas de integração
  • Ações de dinamização da escola
  • Processo de avaliação dos alunos
  • Integração digital nas práticas letivas
  • Plano tecnológico e digital na escola
O equivalente aos nossos Centro de Apoio às Aprendizagens

O balanço final desta atividade foi largamente positivo, sendo que os três professores consideram que as aprendizagens que foi possível retirar destes dias são numerosas, interessantes e, nalguns casos, francamente aplicáveis à nossa realidade.

Participação numa atividade de "animação do intervalo"

Importa deixar uma palavra de agradecimento e de reconhecimento à equipa Erasmus do “IES de Puerto del Rosario”, sobretudo aos colegas Raquel Sánchez Luis e Juan López Valera que se mostraram inexcedíveis em termos de simpatia e disponibilidade. Uma palavra de reconhecimento igualmente à diretora do IES, Mary Carmen González, pela amabilidade e empatia reveladas.


A "horta pedagógica" (ou uma outra forma de lidar com os casos de indisciplina)


E porque “os da casa” não se devem esquecer, um agradecimento também muito especial ao coordenador Erasmus no AENSM – Luís Colaço – pelo extraordinário trabalho de coordenação e organização que tem vindo a realizar, e à direção do AENSM, na pessoa da sua diretora, Maria Celeste Sousa, por ter possibilitado esta oportunidade de aprendizagem e de troca de experiências.


Com Mary Carmen (esq.) e Raquel Sanchez (dir.) no último dia

Importa esclarecer que esta mobilidade se fez integrada nas atividades do núcleo Erasmus+ do AENSM, e no eixo “JobShadowing”. Esta ação pretende proporcionar experiências em que os participantes possam passar um período de tempo numa instituição de acolhimento de um outro país, com o objetivo de aprender novas práticas e de recolher ideias e sugestões através da observação e interação com os pares, com especialistas ou outros parceiros no seu trabalho diário na instituição de acolhimento.

Puerto del Rosario - a capital da ilha Fuerteventura (Canárias)

José Paulo Vasconcelos

.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Curta-metragem de Animação - Travessia aérea do Atlântico Sul

Os alunos do Curso Profissional de Turismo (10ºG) realizaram uma curta-metragem de animação sobre primeira travessia aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Este trabalho apresenta-se como um trabalho do módulo 8 (Animação em Turismo) da disciplina "TIAT - Técnicas de Informação e Animação Turística", tutelada pela prof.ª Ana de Carvalho e insere-se na dinâmica de decoração da rua Sacadura Cabral, pelo AENSM, para a Festa dos Tabuleiros.

Foi objetivo do trabalho dar a conhecer um pouco mais sobre a epopeia de Sacadura Cabral (que consta da toponímia de Tomar) e assim completar o trabalho de divulgação, informação e animação turística que se procura desenvolver nos alunos deste curso de animação.

Aqui fica o vídeo:

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Celebrar a Liberdade

A cada primavera, o tempo mágico da mudança para um tempo sempre novo. Tempo que antecipamos eivado de justiça, igualdade, partilha, respeito pela identidade de cada um e de cada uma porque, a cada instante, somos instados a inquietarmo-nos com os flagelos, a desumanidade que nos chegam de muitos cantos do mundo. Sabemos que todos os direitos são fundamentais. No entanto, todos eles nascem daquele que é considerado o primacial: a liberdade.

Um grito que se repete de geração em geração

Desde abril de 1974 que temos a feliz experiência de vivermos em liberdade, manancial glorioso; aqueles, muitos, que nasceram durante a ditadura e a maioria que, afortunadamente, não conheceu esses tempos de má memória, do confinamento da identidade cívica.

“Não há machado que corte a raiz ao pensamento”, verso poderoso que, simbolicamente, representa o garrote da ditadura e o promissor horizonte da liberdade.

Porque os cravos somos nós que os fazemos

Figuras heroicas da resistência ao Estado Novo são-nos geograficamente muito próximas (Salgueiro Maia, Humberto Delgado). Emocionalmente, civicamente, vivem connosco. Admiramos o seu altruísmo, a sua ousadia, a sua coragem em dizer NÃO, num tempo em que assumir a heterodoxia punha em perigo a vida pessoal, familiar e profissional. E a própria vida.
Salgueiro Maia viveu alguns anos em Tomar e o “General Sem Medo” nasceu no concelho vizinho de Torres Novas.

Com a participação da Universidade Sénior de Tomar

Celebrar a liberdade e o que ela possibilita a cada um e a cada uma na sua caminhada existencial é, mais que um pulsar de cidadania, uma obrigação moral. E se a esse desígnio se associar a fruição artística (a música, o canto, a dança, o teatro, as artes plásticas), o encantamento vai muito além da brevidade das coisas. E fica enraizado em cada um e em cada uma, no longo pulsar da memória.

Um espetáculo em forma de "ensaio"

Neste âmbito, a Tuna Sabes Cantar (um notável projeto artístico do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, prestes a comemorar 29 anos de existência, composto por atuais e antigos professores, funcionários, encarregados de educação e antigos alunos) tem apresentado, ao longo dos anos, no Cineteatro Paraíso, espetáculos de admirável envergadura artística, de celebração do 25 de Abril e do que este dia representa na construção do mundo novo, livre e moderno, que trouxe aos cidadãos deste país.

A Tuna Sabes Cantar a cantar a Liberdade

Lado a lado, com casa sempre cheia, com a Tuna Sabes Cantar, participa nos espetáculos a Prata da Casa (composta por atuais alunos) e um plural coletivo de artistas convidados.


A Prata da Casa a celebrar as canções de Abril


O belíssimo espetáculo deste ano antecipa a celebração dos 50 anos da revolução de Abril. E, por isso mesmo, teve como título “O Ensaio”, composto por magníficos momentos de criatividade artística, de reflexão. E de encantamento para o vasto público.

A diretora do AENSM, o delegado Regional de Educação e a coordenadora do PNA



E, no dia 26 de abril, no mesmo local, realizou-se uma outra e igualmente feliz festa da democracia e da cidadania, com o “Celebrar o 25 a 26 no Paraíso”, organizada pelo Projeto Humanidades +, desta vez para todas as turmas do 6.º, 9.º e 12.º anos do Agrupamento.

O cartaz realizado pelos alunos






↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Canta-me como foi




quinta-feira, 18 de maio de 2023

Alunos do 10ºG visitaram a Rádio Cidade de Tomar

No dia 5 de maio, dia Mundial da Língua Portuguesa, os alunos do 1º ano dos Cursos Profissionais de Técnico de Multimédia e de Técnico de Turismo (10ºG) foram visitar a Rádio Cidade de Tomar, no âmbito das disciplinas de Área de Integração, Português e Cidadania.

A visita de estudo tinha como principal objetivo dar a conhecer o funcionamento de uma rádio aos alunos.


À chegada ao estúdio da Rádio, os alunos foram recebidos calorosamente por um dos locutores permanentes, o Sr. José António, que os convidou a assistirem à realização de um programa em direto. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de poder conhecer uma rádio “por dentro”, visitaram os seus estúdios de onde as vozes saem e os acompanham diariamente. Os alunos foram percebendo que trabalhar na rádio requer conhecimento, responsabilidade, talento, mas também depende cada vez mais das novas tecnologias que ajudam e facilitam o trabalho destes profissionais de rádio.

Alguns alunos foram entrevistados e participaram em direto na emissão, respondendo a questões relacionadas com gostos musicais e interesses pessoais.

Posteriormente, visitaram o arquivo da rádio e conheceram algumas ferramentas outrora utilizadas e que hoje são consideradas obsoletas.

A visita terminou com uma breve passagem pela redação do Jornal Cidade de Tomar, onde foi explicado como, semanalmente, é preparado o jornal, escolhida a manchete e os títulos de cada secção.

Os alunos agradecem à Direção da Escola a possibilidade dada, ao locutor da rádio, Sr. José António e aos colaboradores do Jornal Cidade de Tomar pela disponibilidade mostrada ao longo de toda a visita que os enriqueceu.

prof.ª Verónica Ministro


quarta-feira, 17 de maio de 2023

Visita de Estudo 12ºA/B/C

No passado dia 12 de maio, a turma de Artes Visuais do 12.ºA2 da ESSMO teve a oportunidade de participar numa visita de estudo à Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Como alunos de artes, estávamos ansiosos para explorar o ambiente académico e cultural desta instituição.


Ao chegarmos à universidade, fomos, imediatamente, cativados pela arquitetura da mesma. Estávamos no interior de um edifício histórico que exalava elegância e que proporcionava um ambiente inspirador para a educação artística.

Fomos recebidos por uma aluna que nos acompanhou a uma série de espaços fascinantes da universidade. Ficámos impressionados com a diversidade de estilos e técnicas apresentadas nos trabalhos dos alunos, desde pinturas, passando pelas esculturas até às instalações. É evidente que a universidade valorizava a liberdade de expressão artística. Visitámos também algumas salas de aula onde testemunhámos o ambiente de trabalho inspirador em que os alunos exploram a sua criatividade.

No final da visita, saímos da FBAUL com uma sensação de inspiração e admiração. Esta visita à universidade foi, sem dúvida, uma experiência memorável. 

Raquel Rodrigues, 12ºA2 


Na passada sexta-feira, dia 12, os alunos de humanidades do 12ºA1 visitaram as faculdades de Direito e de Letras da Universidade de Lisboa. Com o objetivo de conhecer o ambiente universitário e o espaço físico e social das instituições, tivemos a oportunidade de ser guiados por estudantes das próprias faculdades.


A poucas semanas de acabar o ensino secundário, e a poucos meses da candidatura ao ensino superior, considerámos que as visitas foram ambas muito enriquecedoras. Conseguimos perceber a oferta de cursos de ambas as faculdades visitadas, e ainda conversar com os atuais alunos das mesmas, de modo a obtermos uma perspetiva mais familiar e próxima daquelas que podem ser as nossas opções de faculdade.


Ao final do dia, todos voltámos com os horizontes mais abertos, e as nossas decisões mais formuladas. 

Margarida Vieira 12ºA


Também a turma do 12ºC, diretamente ligada à área das Ciências Socioeconómicas, marcou presença em duas visitas bastante elucidativas e pertinentes.


Numa primeira deslocação ao ISEG, os alunos tiveram a possibilidade de assistir a uma breve apresentação relativa aos cursos da instituição de ensino superior em causa e ainda, de esclarecer as suas dúvidas junto a alguns estudantes da mesma.


Posteriormente, a turma foi igualmente recebida com ânimo e generosidade, desta vez, no ISCTE, onde, antes de lhes terem sido transmitidas as informações mais relevantes, os alunos foram convidados a participar num dinâmico Peddy Paper para que ficassem a conhecer alguns espaços do estabelecimento de ensino.

Terminada mais uma experiência comum, o agrado era evidente e as ideias relacionadas com aquilo que nos espera num futuro não muito longínquo, começavam finalmente a clarificar-se.   

Joana Valada 12ºC

terça-feira, 16 de maio de 2023

Paulo Galindro em Tomar

 A Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento em colaboração com a Biblioteca Municipal/PEDIME trouxe a Tomar o ilustrador de tantos livros, como os do "Cuquedo"

Com os mais pequenos do 1º ao 4º ano partilhou conhecimentos e imaginação. Além disso pintou ao vivo um quadro que nos ofereceu.


segunda-feira, 15 de maio de 2023

AENSM saúda a quarta saída das coroas

14 de maio

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria preparou-se para saudar entusiasticamente a quarta saída das coroas, contando esta com passagens pela rua onde se situa a escola sede do Agrupamento e pela Escola Básica Raul Lopes.


O Departamento de Artes, a Coordenadora da Escola Raul Lopes, Docentes, Educadoras e Funcionárias puseram mãos à obra e engalaram as entradas das escolas de forma inspiradora e inovadora, como podemos ver nas fotos que acompanham esta simples mensagem.


E a decoração da Escola Básica foi mais além e contou com dois lindos pares representativos do Cortejo dos Rapazes, inundando os símbolos da festa com alegria e candura.


Resta agradecer às muitas mãos que imbuídas do espírito da Festa prepararam estes emblemáticos momentos para saudar os elementos do Cortejo.






↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
4ª saída das coroas





sexta-feira, 12 de maio de 2023

Concurso Uma Aventura... Literária - 2023

A aluna Beatriz Santos, da turma G do 5º ano, foi vencedora do Concurso Uma Aventura...Literária 2023 na modalidade de Recomendação de Leitura

Beatriz Santos - 5º G

O prémio consiste na publicação do trabalho num dos livros da coleção Uma Aventura. Receberá, ainda, um diploma de participação e cheques-livro.

À professora que assegurou a coordenação pedagógica do trabalho apresentado serão também entregues cheques-livro assim como um diploma de coordenação pedagógica.


prof.ª Luísa Nunes

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Saída das Coroas

A Escola de Santo António vestiu-se de cor e de alegria, para ver passar a Procissão das Coroas.



Viva a Festa!


Maria João Quintas Marques


↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Saída das Coroas




terça-feira, 9 de maio de 2023

10 de Maio: Feira do Animal

No próximo dia 10 de maio decorrerá na EB 2/3 Dom Nuno Álvares Pereira, entre as 15h e as 17h30 a "1ª Feira do Animal", organizada pelo Clube Ubuntu.

Toda a comunidade educativa do agrupamento é convidada a estar presente neste evento onde poderão participar em workshops sobre diversos temas ligados aos animais, jogos, convívio de cães e outras atividades e surpresas.


Ao longo de todo o dia teremos um mural digital para a construção do qual desafiamos a comunidade educativa a enviar fotos suas com os seus animais de estimação (com a respetiva identificação) para o email: carlasofiamartinho@aensm.pt.


Esta feira tem também um cariz solidário, estando a decorrer até dia 10 de maio uma venda solidária, bem como recolha de bens para animais, revertendo todos os produtos angariados para os patudos da APAT.

Contamos com a participação de todos!


Carla Martinho