segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O século XX foi, a muitos títulos, um tempo histórico excecional. São muitos a considerá-lo como “o século prodigioso”, pelas profundas e admiráveis mudanças que nele ocorreram: a extraordinária evolução da ciência e da tecnologia, com progressos igualmente extraordinários no quotidiano das pessoas; o acesso à educação e à cultura de massas, proporcionada pela escola, imprensa, rádio, cinema e televisão; as grandes transformações políticas, sociais, económicas e culturais, em muitas regiões do mundo; a maior democraticidade, rapidez e comodidade no acesso aos vários meios de transporte; a conquista gradual dos direitos fundamentais para a população e em particular para a maioria silenciosa, as mulheres; a duplicação da esperança média de vida (à entrada do século XX, situava-se nos 40 anos); a conquista espacial, a renovação das mentalidades… poderiam aqui apresentar-se centenas de exemplos desse tempo de constantes mudanças.

No entanto, o século XX foi, também, um tempo em que a desumanidade mais desmedida e brutal se manifestou em inumeráveis conflitos, em muitas regiões do nosso planeta e, em particular, nas duas Guerras Mundiais, iniciadas no centro da Europa (a Grande Guerra, entre 1914-1918; a 2.ª Guerra Mundial, entre 1939-1945) e que, no seu desenvolvimento, acabou por envolver, com maior ou menor intensidade, os restantes continentes.


Pira de sapatos de prisioneiros executados em Auschwitz, maioritariamente judeus

O que se comemora, o que se lembra, neste Dia? No início de 1945, os exércitos Aliados vão “encurralando” os alemães e a 27 de janeiro, o exército da União Soviética liberta os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, no sul da Polónia.


O Dia foi instituído através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a 1 de novembro de 2005. O objetivo deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos nazis - considerado um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória – ao mesmo tempo que pretende educar para a tolerância e a paz. Outros objetivos são alertar para o combate ao antissemitismo, o negacionismo (através das “fake news”) e a desinformação em relação ao Holocausto.

O Holocausto está diretamente ligado à 2.ª Guerra Mundial, ao nazismo e às suas práticas dificilmente classificáveis, de tão hediondas, ao martírio do povo judeu, ao genocídio, ao Holocausto e à Shoah. Por ser assim, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria comemora esta efeméride, num conjunto de atividades, direcionadas para os alunos dos 2.º 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. “Para que a memória não se apague”.

Foram passados, e objeto de diálogo e partilha de ideias, vários filmes e documentários sobre o tema, feitos trabalhos de pesquisa sobre os principais carrascos nazis e sobre aqueles e aquelas que se ergueram na sua Humanidade merecendo destaque, no caso português, o admirável papel de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus (cidade do sudoeste de França), que salvou cerca de 30 000 judeus, dando-lhes salvos-condutos para atravessarem a Espanha e, desse modo, chegarem a Portugal. E escaparem da morte anunciada.

Documentário RTP - Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul Injustiçado


Assim, desenvolveram-se diversas iniciativas, tais como “Escolas a Ler” – durante a semana de 30 de janeiro a 3 de fevereiro as turmas leram excertos de obras relacionadas com o Holocausto, previamente selecionadas pela equipa das Bibliotecas Escolares. Foi, igualmente, realizada a leitura coletiva, em voz alta, em que participaram todos os alunos da turma.

As leituras desta semana foram direcionadas para obras que retratam a essência do Dia e a brutalidade sem nome que associamos ao martírio do povo judeu, que o regime nazi diabolizou até ao limite da insanidade e quis apagar da História.

Na EDNAP foram trabalhados, em Oficina da Língua e Cidadania, um PPT relativo a Aristides de Sousa Mendes e um vídeo relativo a Anne Frank.

Documentário «Anne Frank - Vidas Paralelas»

Por sua vez, na ESSMO, os professores que integram o projeto +Humanidade trabalharam com as suas turmas o tema Holocausto, utilizando recursos selecionados da Fundação Shoah, da embaixada da Polónia e da campanha internacional Protect the Facts.

Ainda na ESSMO, no dia 8 de fevereiro, entre as 14.30-16.30 horas, realizou-se uma Sessão de cinema dinamizada pelo Clube Europeu, aberta a toda a comunidade escolar, no anfiteatro, com o visionamento do filme “Nevoeiro em Agosto» de Robert Domes. No final, foram os espetadores convidados a escrever num cartaz, afixado no polivalente da ESSMO, uma palavra/frase relativa ao filme que assistiram.

Documentário produzido para o lançamento do 10º aniversário do filme A Lista de Schindler





Também na EDNAP e na ESSMO: no espaço junto à biblioteca (EDNAP) e no polivalente, (ESSMO), dia 31 de janeiro durante todo o dia, projeção dos documentários Anne Frank, Vozes da Lista e A História da Fundação Shoah, através de Steven Spielberg e Aristides de Sousa Mendes, da RTP Ensina.

Quantos de nós, alunos, professores, pais, já não nos comovemos ao ver uma e outra vez filmes como A Lista de Schindler; O Rapaz do Pijama às Riscas; O Pianista, A Vida é Bela…..ou ler livros como a Banalidade do Mal, da filósofa judia alemã Anna Arendt, sobre o julgamento, em Jerusalém, de um dos dirigentes mais sanguinários e brutais do regime nazi: Adolf Eichmann.

Documentário «A História de Irena Sendler»


Terminamos este texto com o relato da Inês Roque, aluna do 9º B, que visitou o campo de concentração/extermínio de Auschwitz, quando tinha onze anos de idade. Este relato foi partilhado com a turma, integrado num trabalho de pesquisa em grupo.

«É difícil imaginar o horror que se viveu aqui! O engano a que estas pessoas vinham, o terror e a maldade a que estavam expostas e submetidas, tudo arquitetado e planeado por mentes perversas, com o único objetivo de infligir sofrimento, crueldade e morte! É um lugar muito triste, com uma carga pesadíssima e que me marcará para sempre. Considero muito importante visitar Auschwitz para que a memória persista e para não se voltarem a cometer os mesmos erros, tamanha desumanidade.»


quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Parlamento dos Jovens - Ensino básico e Ensino secundário

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, como tem acontecido em anos letivos anteriores, abraçou, desde a primeira hora, o Programa Parlamento dos Jovens.

É uma iniciativa da Assembleia da República, de grande envergadura, criada em 2006, e dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O público-alvo são as escolas do ensino público, particular e cooperativo de Portugal continental, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.




Fazem parte do Programa os seguintes objetivos: educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.


O Programa, é estruturado em três fases (1.ª Fase: Sessão Escolar; 2.ª Fase: Sessão Distrital/Regional e 3.ª Fase: Sessão Nacional), desenvolvidas ao longo do ano letivo. O Programa completa-se com a realização de duas Sessões Nacionais, na Assembleia da República: uma destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e uma destinada aos alunos do ensino secundário.


Até ao presente, no Agrupamento, foram realizadas as várias etapas que constituem a 1.ª FASE: Sessão Escolar. É nesta fase que se leva a informação às turmas e, desse modo, se inicia a motivação das  mesmas - com o acompanhamento e a dinamização dos vários professores responsáveis pela atividade - para todo o processo, que é muito exigente, dada a amplitude de objetivos e o espaço temporal em que se desenvolve, se debate o tema proposto (este ano sujeito ao tema: Saúde mental: Que desafios? Que respostas?)   e se organiza o processo eleitoral, onde se inclui a formação de listas candidatas à eleição de deputados, a campanha eleitoral propriamente dita e o subsequente processo eleitoral, que culmina na eleição dos deputados à Sessão Escolar.


Uma das etapas da 1.ª fase é a vinda de um deputado da Assembleia da República à escola, o que aconteceu no dia 19 de dezembro. Nesse contexto, no Anfiteatro da ESSMO, teve lugar uma palestra com a presença do deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Santarém, Hugo Costa, eleito pelo partido socialista e natural das Cabeças. A sessão, destinada aos elementos das listas do ensino básico e do ensino secundário, contou, também, com a preciosa colaboração da Enfermeira Rute Galvão.


O deputado Hugo Costa elogiou os muitos jovens presentes, pela muito ampla participação na sessão deste ano letivo do Parlamento dos Jovens e, seguidamente, apresentou como se estruturam os poderes em Portugal, bem como a orgânica de funcionamento da Assembleia da República. Depois, respondeu às questões que os alunos lhe foram colocando, com o natural entusiasmo e ímpeto juvenil, onde nada fica por dizer. “Silenciadas foram as nossas bisavós e avós”, afirmava, há dias, num corredor da Escola, uma jovem cidadã. Em suma, esta iniciativa é um mais um momento decisivo na construção do pensamento racional dos jovens, na apresentação clara e consistente daquilo que consideram a ordem justa das coisas, de modo a tentarem soluções capazes de limar as muitas imperfeições que ainda fragilizam o quotidiano da comunidade.


Por sua vez, a Enfermeira Rute Galvão, especialista na área da Saúde Mental da Lezíria e Médio Tejo, falou da sua experiência de 20 anos de serviço nesta área da Saúde Pública: o que foi feito, os tabus e preconceitos que, aos poucos, se foram esboroando; o que é necessário continuar a fazer no domínio da prevenção e das terapias, bem como forneceu informações preciosas sobre como os jovens podem ter os apoios que já existem nesta área específica, aventando, também, possibilidades de medidas a serem propostas pelas diferentes listas. Muito disponível, conhecedora e entusiasta na comunicação, não deixou nenhuma questão por responder.

Este ano, os alunos do ensino básico, do 9.º ano, formaram quatro listas – o que constitui um recorde de participação. Os jovens do ensino secundário organizaram-se em duas.

Na tarde do dia 6 de janeiro, final da semana que antecedeu a campanha eleitoral, no Polivalente da ESSMO, todas as listas brilharam na apresentação das medidas que acreditam podem contribuir para ajudar a ultrapassar uma questão muito séria da saúde pública em Portugal, nomeadamente entre os jovens: a saúde mental – que desafios? Que respostas?


.Nos dias 9 e 10 de janeiro, teve lugar a campanha eleitoral, num ambiente plural e festivo; no dia 9, a das listas do ensino básico (na ESSMO, para o 9.º ano e na EDNAP, direcionada para as turmas do 7.º e do 8.º ano). No dia 10, decorreu a campanha eleitoral das listas do ensino secundário.


No dia 12 de janeiro, na ESSMO e na EDNAP, teve lugar a eleição dos deputados para a Sessão Escolar, tendo sido eleitos 31 deputados das listas do ensino básico e 15, do ensino secundário. A taxa de participação dos alunos do 7.º ao 12.º ano no ato eleitoral foi muito boa.


A Sessão Escolar realizou-se no dia 19. Num ambiente muito vivo e convicto, os jovens deputados discutiram as várias propostas de medidas apresentadas pelas listas. Depois, foram aprovadas as três medidas que constam do Projeto de Recomendação do Agrupamento, tendo sido eleitos os representantes, titulares e suplentes, à Sessão Distrital, num total de quatro elementos. O mesmo processo foi mimetizado pelas listas do ensino secundário. Foram, também, eleitos os deputados, candidatos a Presidente da Mesa da Sessão Distrital; um por cada nível de ensino.

Este ano, a Sessão Distrital será realizada em Santarém, no próximo mês de março: no dia 13, para os alunos do ensino básico, no Teatro Sá da Bandeira; no dia 14, para os alunos do ensino secundário, em local a definir.


Os deputados titulares do ensino básico são as alunas Inês Roque e Ana Novaes; as suplentes, Margarida Nunes e Matilde Silva. O deputado candidato a Presidente da Mesa da Sessão Distrital é o aluno Francisco Macedo.


Os deputados titulares do ensino secundário são as alunas Margarida Vieira e Mariana Rei; a suplente, Eva Furtado. A deputada candidata à mesa da Sessão Distrital é a aluna Joana Valada.



Em jeito de conclusão, os professores Judite Calado, José Sobral, Paulo Mendes, Isabel Conceição e Isabel Carvalho que, em colaboração estreita e continuada com os alunos, dinamizaram as diferentes etapas desta 1.ª Fase e os acompanharam no processo, criando-lhe as circunstâncias propiciadoras para o seu envolvimento, para o bom decorrer da formação das listas,  da exposição e do  confronto de opiniões, da conversação e do debate, expressam o seu contentamento pela forte adesão e dinâmica, pelo entusiasmo e o investimento efetuado pelas dezenas de alunos que participaram nesta atividade cívica, simultaneamente tão desafiante e tão exigente.








terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Prémio "Traduzir 2023"

No dia 23 de janeiro, alguns alunos do 11° ano, aceitando o desafio da Universidade Católica de Lisboa, participaram no Prémio "Traduzir 2023", mostrando as suas competências na Língua Estrangeira - Espanhol.



Foram 3 horas de muita concentração e empenho e, desde já, pelo esforço que demonstraram, estão todos de parabéns!


Este concurso reconhece as melhores traduções para língua portuguesa a partir de textos de língua inglesa, alemã, francesa ou espanhola, tem o intuito de dar visibilidade e dignificar a atividade da tradução, assim como estimular o gosto dos estudantes por idiomas estrangeiros.


O concurso destina-se a alunos do 11.º e 12.º anos e é dinamizado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica.





Os vencedores da 21.ª edição serão anunciados no dia 30 de abril de 2023 e os prémios serão entregues numa cerimónia que terá lugar a 19 de maio, em Lisboa.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

10th anniversary of the PISA for Schools - Paris


É com orgulho que registamos a participação da Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Maria Celeste Sousa, no evento “10th anniversary of the PISA for Schools | La Grande Finale, Paris 19-20 January 2023”.



A Diretora do A.E.N.S.M. integrou a comitiva nacional constituída pelo Dr. Luís Pereira dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Avaliação Educativa e a Dr.ª Anabela Serrão, Vogal do Conselho Diretivo do IAVE.







sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

IRS na Escola

No âmbito dos projetos Todos Contam e Escola Aberta, irá realizar-se, no próximo dia 31 de janeiro, pelas 18:00 horas, no Auditório da ESSMO, uma palestra/sessão de esclarecimento sobre IRS, e-fatura e outras questões fiscais, destinada a Docentes, Não Docentes, Pais e Encarregados de Educação.  


Para tal contamos com a presença do Professor Paulo Bragança, Inspetor Tributário da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), na Direção de Finanças de Leiria, e Docente Especialista em Fiscalidade no Instituto Politécnico de Tomar 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Cursos Profissionais em Ação - Técnico de Turismo e Multimédia

Os alunos do 11.º e 12.º  anos dos Cursos Profissionais participaram no «Centro Mágico do Natal». Este evento foi promovido pela Câmara Municipal de Tomar e decorreu entre os dias 1 e 24 de dezembro de 2022, na Praça da República.


Os discentes integraram o staff do evento e a sua principal função prendeu-se com o acolhimento dos visitantes deste espaço, ao mesmo tempo que monitorizavam os equipamentos disponíveis, nomeadamente: «Carrossel»; «Comboio»; «Casa do Pai Natal» e «Árvore de Natal + Atelier Duendes»


Era notório o entusiasmos destes jovens que desde o primeiro dia vestiram a camisola deste Centro Mágico e para além do surpreendente acolhimento às crianças e famílias, fizeram reportagens e portefólios para divulgação da atividade, aplicando os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula.

Proporcionaram à comunidade tomarense e aos visitantes momentos maravilhosos, mas também voltaram à rotina  escolar com uma extraordinária bagagem que temos a certeza que irá contribuir para os ajudar a melhor superar obstáculos.


Os docentes que acompanharam estes jovens consideram que a sua participação nesta atividade contribui de forma direta e/ou indireta para a melhoria dos resultados escolares e da qualidade das aprendizagens. Também foi importante a valorização da componente prática do processo educativo, permitindo a exploração do meio envolvente e o contato com a realidade. 

As diferentes atividades revelaram-se de extrema importância, porque constituíram situações de aprendizagens diversas que não só favoreceram a aquisição de conhecimentos, mas também proporcionaram o desenvolvimento de técnicas de trabalho.


Resta agradecer à empresa e trabalhar para que novas oportunidades possam surgir.



sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Projeto Erasmus Call to Rewild

Na primeira semana de dezembro deslocaram-se a Praga, na República Checa, dois professores para a reunião inicial do projeto Call to Rewild, cujo principal objetivo é desenvolver uma consciência mais verde nos alunos dos parceiros envolvidos: República Checa, Polónia, Espanha, Grécia e Portugal.


Ao longo da semana foram exploradas formas de desenvolver atividades relativas ao tema, tendo-se também escolhido o logótipo do projeto, destacando-se que o mais votado foi o elaborado por uma aluna da Escola St Maria do Olival.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Jantar de Natal

No passado dia 21 de dezembro, o pessoal docente e não docente reuniu-se na ESSMO no jantar de Natal dinamizado pelo Agrupamento.


Após dois anos consecutivos em que nos vimos impedidos de cumprir esta tradição devido à pandemia, finalmente pudemos comemorar e assinalar esta época festiva em que sobressaem muitos valores, nomeadamente o da fraternidade – e foi isso que aconteceu: viveram-se bons momentos em que todos confraternizaram num ambiente de alegria e boa disposição.


É de salientar que a refeição foi confecionada na cozinha da ESSMO com a colaboração de vários assistentes técnicos e operacionais que participaram também em toda a operação logística necessária a um evento desta natureza. A todos o nosso agradecimento!

 
Tivemos a oportunidade de assistir a uma interpretação da música de Natal da Rádio Comercial de 2021, “O Regresso dos Três Pastores”, protagonizada pelo Grupo de Atividades Rítmicas Expressivas do Agrupamento e por alguns alunos das turmas A, B e D do 8.º ano, que se concretizou através de um Flash Mob de Natal, com uma coreografia realizada pela professora Rita Atalaia Silva.


Foi também o momento para homenagear a professora Ilda Martins pelo facto de se ter agora aposentado após ter dedicado a maior parte da sua vida profissional ao ensino neste Agrupamento, tendo a Diretora procedido a um agradecimento pelo seu trabalho ao longo destes anos.


As professoras Emília Graça e Luísa Ribeiro também se aposentaram no início deste ano letivo, todavia a devida homenagem ser-lhes-á feita noutra oportunidade, pois não puderam comparecer neste dia. A todas desejamos muitas felicidades nesta nova fase das suas vidas.


Foi um serão vivido num clima de muita animação e partilha entre professores e funcionários, em que intervieram alguns alunos também, um convívio muito especial e recheado de alegria de acordo com a época festiva assinalada.


terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Centro Mágico de Natal (Tomar)

Os alunos dos Cursos Profissionais de Multimédia/Turismo do Agrupamento Nuno Santa Maria participaram do evento Centro Mágico de Natal.

O evento não foi apenas uma grande oportunidade para os alunos mostrarem suas habilidades, mas também uma maneira de retribuir à comunidade. Os alunos sentiram um sentimento de orgulho e realização em contribuir para este evento e torná-lo um sucesso.”

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Cidadania - 8ºA

Na disciplina de Cidadania, os alunos da turma A do 8º ano e a professora Cristina Henriques desenvolveram uma atividade junto da comunidade educativa da EDNAP, sensibilizando para a temática “PAZ”



sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Natal da Raul Lopes

Vivências da Quadra Natalícia no Jardim de Infância e EB1 Raul Lopes.



 Um Ano 2023 com muita saúde e alegrias.


↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Natal na Raul Lopes




quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Dezembro, mês dos Direitos Humanos

Dia 10 de dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e no nosso agrupamento dedicámos todos o mês de dezembro a este tema, tendo decorrido várias atividades nas diversas escolas.



O Clube Ubuntu não poderia ficar de fora desta celebração e, em parceria com o projeto + Humanidades, dinamizou atividades direcionadas a turmas do 2º ciclo e ensino secundário.



Entre os dia 30 de novembro e 7 de dezembro decorreram sessões com as turmas do 6º ano da EB 2,3 Dom Nuno Álvares Pereira, apostado nas dinâmicas de grupo para aprofundar o tema, dando um maior enfoque à problemática do trabalho infantil, que continua a ser uma realidade para milhões de crianças um pouco por todo o mundo.



No dia 15 de dezembro recebemos na ES Santa Maria do Olival o Miguel Atalaia, antigo aluno da nossa escola, que nos veio falar sobre os direitos das pessoas com deficiência através do visionamento de um excerto do documentário Crip Camp: Revolução pela Inclusão e posterior discussão com os alunos das turmas 11ºA e 11ºB.



Os momentos de reflexão e debate são fundamentais para que os nossos alunos se tornem cidadãos mais conscientes e ativos na transformação do mundo para que este se torne cada vez mais justo e equilibrado, por isso continuaremos a assinalar esta e outras datas, levando o conhecimento e pensamento crítico cada vez mais longe.