terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Visita de estudo à Casa da Música, Fundação de Serralves e Museu Soares dos Reis

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, os alunos das turmas 10ºC, 11ºF e 12ºA2, acompanhados por quatro professores do Grupo de Artes Visuais (José Morgado, Carlos Matos, Antónia Rodrigues e Fernando Mendes), realizaram uma frutuosa visita de estudo a três polos culturais de excelência, na cidade do Porto. 


No primeiro dia, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Casa da Música, numa visita guiada, “incrível” pelos seus “quatro cantos”, incluindo o Pequeno e Grande Auditório. O edifício é, em si mesmo, uma estrutura emblemática, um ícone da cidade do Porto. Projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, a Casa da Música foi aclamada internacionalmente. O jornal New York Times classificou-a como a melhor criação do arquiteto, “um edifício cujo ardor intelectual está combinado com a sua beleza sensual”. Custou 111,2 milhões de euros e ficou concluída quatro anos depois do prazo inicial previsto, em 2005. 


A Casa da Música possui dois auditórios principais:  o auditório grande tem uma capacidade de 1 238 lugares; o auditório pequeno pode ter uma média de 300 lugares sentados e 650 lugares de pé. No topo do edifício, existe um terceiro espaço para espetáculos, projetado para 250 lugares.

Aliado ao encantamento estético, a excelente visita guiada despertou no grupo o desejo profundo de assistir a um espetáculo naquele espaço fabuloso da capital nortenha.


Após o almoço, no começo da tarde luminosa de fevereiro, o magnífico Museu de Serralves e a Fundação homónima, ladeada pelos seus harmoniosos e luxuriantes jardins. No Museu, o grupo apreciou demoradamente as exposições de Maria Antónia Leite e de Paula Rego; a exposição-viagem pelo mundo criativo de Agustina Bessa-Luís, autora de uma vastíssima obra (A Sibila; Vale Abraão..., muitas, também, obras-primas do cinema português, pela mestria de Manoel de Oliveira, decano da sétima arte nacional) e um dos maiores vultos da literatura do século XX português, agora que se completam os 100 anos do seu nascimento e, por último, as criações artísticas de Cindy Sherman, fotógrafa e diretora de cinema norte-americana sendo, também, um ícone da arte pós-moderna. 


E, por último, no mesmo espaço, a admirável exposição de esculturas e de instalações do premiado escultor Rui Chafes. Para chegar às obras apresentadas, o grupo passou por uma sala escurecida, na penumbra, tendo apenas um pequeno feixe de luz, como que a indicar a direção certa do caminho a seguir. A metáfora, da noite para a luz. Nas esculturas de Rui Chafes, a admiração pelas suas criações tão versáteis e originais; moldadas em ferro, um metal robusto e pesado, ao primeiro olhar a impressão de grande leveza e plasticidade.


Depois, a noite, no merecido descanso dos “guerreiros”. A noite da cidade “de timbre pardacento”, de Carlos Tê, na voz rouca de Rui Veloso, agora, na Pousada da Juventude da cidade. E, “porque não há noite que não sucumba à aurora”, o amanhecer auspicioso, que tudo prometia, com a vista fantástica para a Foz do Douro.


No Museu Soares dos Reis, o museu público mais antigo de Portugal (criado em 1833), o grupo pôde apreciar o vastíssimo espólio em exposição, nomeadamente a pintura de Aurélia de Sousa, artista plástica de renome, inserida no primeiro modernismo português. Contemporânea de figuras míticas como Amadeo de Souza-Cardoso, Santa-Rita Pintor, Almada Negreiros, entre muitos outros criadores, esta pintora luso-chilena destaca-se não só pela sua originalidade e versatilidade mas, também, por fazer sobressair a sua condição de mulher, na sociedade muito conservadora da época.


Uma palavra muito especial para o Leonardo Pereira, antigo aluno da ESSMO, agora a frequentar o ensino superior no Porto. Amigo e solidário, acompanhou o grupo durante os dois dias, assumindo o papel de cicerone dedicado e competente. 


No regresso a Tomar, sobre a ponte da Arrábida, alguns trauteavam o Anel de Rubi, canção icónica da dupla Carlos Tê e Rui Veloso.


Uma excelente e muito frutuosa visita de estudo. Uma bela viagem.




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Visita de Estudo ao Porto




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Carnaval em Vale Calvo

Desfile de Carnaval do JI/Eb1 Vale do Calvo pelas ruas da freguesia.



 


↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
AENSM




Conferência sobre Educação Ambiental

 Atividade no âmbito de várias disciplinas e da cidadania da equipa pedagógica do 10º ano.






sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Semana Ubuntu da Empatia

De 13 a 17 de fevereiro as Escolas Ubuntu de todo o país juntaram-se para assinalar a Semana Ubuntu da Empatia.

No nosso agrupamento optámos por transformar o mês de fevereiro no mês da empatia e criámos o calendário da empatia, que lança diariamente desafios a toda a comunidade educativa.


Mas na Semana Ubuntu da Empatia reforçámos as nossas atividades empáticas.

No Clube Ubuntu Júnior os alunos foram convidados a explorar o livro Ernesto, de Blandina Franco, onde foram confrontados com a necessidade de mais empatia para que as histórias de cada um possam ter um final mais feliz.


Já no Clube Ubuntu DNAP, o desafio foi grande, pois jogámos "O Jogo mais Difícil do Mundo" onde cada participante tinha que responder aos desafios que cada carta revelava.


No Clube Ubuntu - Comunidade Educativa os participantes jogaram um jogo sobre os direitos das crianças e as desigualdades que existem nas várias partes do mundo e mesmo dentro do nosso país.


No dia do Amor/dos Afetos levamos a empatia para fora de portas com os Cupões do Amor que espalhamos pela cidade. Neste dia convidámos também os nossos alunos mais pequenos a falar sobre o Amor que deu origem a um vídeo delicioso.


Vamos continuar a trabalhar a empatia no nosso agrupamento, não apenas durante o mês de fevereiro, mas todos os dias, pois queremos viver num mundo em que o respeito e a aceitação da diferença sejam algo tão natural como respirar. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Desporto Escolar – Corta-Mato Distrital

No dia 16 de fevereiro, o AENSM esteve presente no corta-mato distrital organizado pela CLDE da Lezíria e Médio Tejo, que teve lugar em Almeirim.

Os representantes do AENSM

O AENSM participou com trinta alunos, dos escalões de Infantis A e B, Iniciados e Juvenis, de ambos os géneros, que foram selecionados em função dos resultados obtidos no corta-mato escolar dos Jogos de Tomar.

Em relação aos resultados obtidos pelo AENSM, importa salientar o 2º lugar por equipas, na prova de Iniciados – Femininos.

Iniciados Femininos - 2º lugar distrital

A equipa constituída por Luísa Cruz (9º C ), Rita Matias (8º A), Mª Inês Cotrim (9º G), Sofia Castanheiro (9º C), Inês Domingos (9º F) e Beatriz Graça (8º E), que ficaram apenas a 5 pontos do primeiro lugar por equipas e consequente apuramento para o corta-mato nacional. 

Luísa Cruz (9ºC) - 3º lugar em Iniciados Femininos

Em termos individuais, as melhores classificações foram obtidas pelas alunas: Clara Franco (7º D), 3ª classificada na prova de Infantis B Femininos e a Luísa Cruz (9º C), 3ª classificada, na prova de Iniciadas Femininos, tendo ambas ficado apuradas para o corta-mato nacional. 

Clara Franco (7ºD) - 3º lugar em Infantis B Femininos

Destaque ainda para as boas prestações das alunas Madalena Pereira, 8º lugar na prova dos Infantis B Femininos e Rita Matias, 6º lugar na prova de Iniciados Femininos.

Prova de Infantis

Um agradecimento especial a todos os alunos, que representaram com enorme esforço e dedicação o AENSM.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Dia dos Afetos na EB 2/3 DNAP

No dia 14 de fevereiro, assinalámos na EB 2/3 Dom Nuno Álvares Pereira o Dia dos Afetos e tivemos um dia cheio de magia.

 
Como não podia deixar de ser, a troca de cartas entre os alunos foi um dos pontos altos do dia, no entanto poderiam ser enviadas mensagens de afeto, amizade e gratidão a qualquer elemento da comunidade educativa. Assim, alunos, assistentes operacionais e professores receberam mais de duzentas cartas.

Com a organização da Agência DNAP, esta atividade teve o apoio dos CTT que nos emprestaram uma caixa de correio para depositar a correspondência dos nossos alunos.


 

Já a decoração da escola ficou a cargo dos alunos de português, francês e inglês, que foram desafiados pelos professores a pensarem numa forma de tornar o espaço da escola ainda mais especial para este dia.

O Clube Ubuntu também assinalou este dia com a distribuição de cupões do Amor pela escola e também pelas ruas da cidade.



Foi um dia cheio de emoções e que trouxe a magia do amor à nossa escola.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Workshop de Animação

No passado dia 8 de fevereiro, a turma do 11º G1 e alguns alunos do 12º G1 do Curso Técnico de Multimédia participaram num workshop de animação dinamizado pelo colaborador Nelson Martins da Kinostrum - Associação Cultural Fílmica de Tomar. 

No âmbito do Plano Nacional das Artes, integrado no Projeto Cultural de Escola e tendo como base alguns domínios das disciplinas de Projeto e Produção Multimédia, Técnicas de Multimédia, Design de Comunicação e Audiovisuais e as Provas de Aptidão Profissional de 12º ano, os alunos desenvolveram algumas atividades de animação.



Após uma introdução teórica das técnicas de animação, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos através da realização de uma pequena animação e a construção de um Zootrópio.

↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Workshop de Animação




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Eu Confiante

No passado dia 13 de fevereiro a turma 8ºD terminou a sua formação "Eu Confiante", que trabalha com os jovens a autoconfiança corporal.



Como atividade final da formação a turma escolheu deixar mensagens positivas nos espelhos das casas de banho da EB 2/3 Dom Nuno Álvares Pereira, de forma a levar outros alunos da escola, e também adultos, a olhar para si de uma forma mais positiva.



↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Eu Confiante



terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Histórias Positivas

Os alunos das turmas A, B e D do 8º ano da EDNAP, sob orientação da professora de português, Cristina Henriques, e das docentes de TIC, Anabela e Simone, criaram, nas aulas, HISTÓRIAS POSITIVAS através de Recursos Educativos Digitais, de fantoches e imagens artísticas feitos pelos próprios.

No dia 13, na biblioteca da EDNAP, estes alunos apresentaram-nas aos seus colegas mais novos do 3º ano, turmas A e C, da escola do 1º ciclo Raul Lopes e aos colegas da Educação Especial. Algumas imagens provam que uns e outros ficaram encantados!!




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Histórias Positivas




Dia de S. Valentim na EDNAP

Os alunos de português e francês da EDNAP colaboraram com os colegas de outras disciplinas, uma vez que criaram e divulgaram na portaria, na sala do aluno e no bar da EDNAP trabalhos alusivos ao AMOR. 

As fotos servem de evidência:








segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Anuário do AENSM - 2021/22

O Anuário 2021/22 do AENSM está disponível para venda, a partir de hoje, 13 de fevereiro, na papelaria da escola-sede do Agrupamento: Esc. Sec. St.ª Maria do Olival.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

No calendário da Cidadania do Agrupamento Escolas Nuno de Santa Maria, janeiro é o mês da Paz, e, por isso, a Agência DNAP quis participar nessa celebração, tendo escolhido o dia 20 de janeiro, último dia de aulas do primeiro semestre.
 

Nesse dia, a música que passou na rádio e no átrio da biblioteca, e as curtas metragens apresentadas na biblioteca foram cuidadosamente escolhidas para reforçar a necessidade de vivermos em Paz, sensibilizando para o respeito, a tolerância, a igualdade, solidariedade, cooperação e não violência.

A Agência DNAP propôs aos alunos que, na turma, refletissem sobre a Paz e escrevessem uma frase alusiva ao tema. As frases, uma por turma, foram expostas no Painel da Cidadania onde puderam ser apreciadas pelos alunos, professores e assistentes operacionais.

O momento alto aconteceu no intervalo grande da manhã quando os alunos das turmas A e G do 9.º ano chegaram à escola D. Nuno Álvares Pereira e nos presentearam com o Flash Mob intitulado Paz, preparado com a professora Claúdia Lopes nas aulas de complemento à educação artística.

A Agência DNAP ainda tinha mais uma surpresa e, para espanto de todos, durante a apresentação do Flash Mob, procedeu à largada de umas dezenas de pombos-correio que emolduraram e elevaram a inesquecível a referida apresentação.

A ajuda e presença dos alunos do Curso de Multimédia foi fundamental para registar o dia.

A Paz não é apenas a ausência de conflito, é muito mais do que isso, é sentirmo-nos bem connosco e com os outros, ou seja, saber de onde vimos e para onde vamos, perceber que a vida tem sentido, e saber que o nosso lugar no mundo é único.

A paz começa dentro de cada um!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Atividades Ubuntu na Interrupção Letiva de Janeiro

Durante a interrupção letiva de janeiro, tivemos uma semana repleta de atividades.

Iniciámos a semana com um dia Ubuntu para assistentes operacionais e técnicos trabalhando os pilares do autoconhecimento e da autoconfiança.



No dia 24, foi a vez dos nossos alunos do 3º ciclo e secundário terem o seu dia Ubuntu, desta vez sobre o tema da não violência e paz.

O Encontro Nacional de Escolas Ubuntu decorreu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 25, e o nosso agrupamento esteve representado pela nossa diretora, assistentes técnicos e operacionais, técnicos e alunos, sendo o grupo acompanhado também pela Drª Cidália Guia, técnica superior da Câmara Municipal de Tomar.

Apesar do frio que se fazia sentir, no dia 26, os alunos do Clube Ubuntu rumaram à APAT para fazer limpeza nas instalações e mimar os patudos que por lá esperam uma família para a vida.

A 26 e 27 de janeiro, decorreu a formação para as novas educadoras Ubuntu do 1º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário, o que nos permite alargar as nossas equipas Ubuntu e chegar a mais alunos.

No final do dia de sexta-feira, estivemos ainda presentes na sessão de encerramento da Campanha "Juntos pelos Nossos" que este ano conseguiu angariar 3500€ para distribuir por cinco instituições do concelho: APAT, CIRE, Acrescer, Cruz Vermelha e Cáritas.

Foi uma semana em grande e que nos renovou as energias para o segundo semestre!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Visita de estudo a Lisboa - 9º ano

Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém

Os dias inquietos, longos e fastidiosos da pandemia já parecem longínquos, agora que recuperámos a liberdade de andar por aqui e por ali, afastados das severas restrições impostas pela Direção-Geral de Saúde. E das malfadadas, mas essenciais, máscaras de proteção.

“Janeiro sem frio não é janeiro”, como diz o aforismo popular. E foi exatamente assim no dia 30 de janeiro. Como bandos de pássaros nas migrações para Sul, as turmas do 9.º ano do Agrupamento viajaram até Lisboa, numa visita de estudo organizada pelos professores de História e de Português


O entusiasmo dos jovens era tanto que o vento cortante de janeiro foi um pormenor a povoar as memórias da caminhada. Tudo o mais era mais importante.

A parte da manhã foi dedicada à viagem pelo tempo histórico, na visita a dois monumentos emblemáticos da cidade de Lisboa e do país: o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém


As gaivotas rasavam as águas do Tejo, ponto de partida dos navegadores portugueses para as inúmeras e temerárias viagens “até ao fim do Mundo”, enquanto os alunos preenchiam, em trabalho colaborativo, um guião-roteiro relativo aos dois monumentos, organizado pelos professores de História. 


Entre um dedo de conversa, um encantamento pelo absoluto ou pela brevidade das coisas, e a procura da resposta certa, captaram o momento, os pormenores que consideraram os mais motivadores dos monumentos e da jornada, em centenas de fotografias.


Ida ao teatro - Auto da Barca do Inferno

No começo da tarde, as turmas assistiram ao Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, considerado o pai do teatro português. A atividade, organizada pelos professores que lecionam a disciplina de Português, teve lugar no Auditório do Centro Social de Santa Joana Princesa, e esteve a cargo da Companhia Instantes de Aplauso. Para muitos, era a estreia nas idas ao teatro. Daí, o bom alvoroço que se vivia na sala, muito antes dos atores iniciarem a representação da peça. E, tal como todos antecipavam, nesse tempo de espera, exerceu um grande poder de atração sobre a plateia, que reagia galvanizada a esta ou aquela diatribe, a uma palavra ou expressão mais ousada. A atuação da companhia mereceu um grande aplauso.


Gil Vicente foi dramaturgo na corte portuguesa, onde viveu cerca de 35 anos, na primeira metade do século XVI.  Escrevia e encenava as suas peças, além de organizar as Festas Reais. Foi também poeta e é, provavelmente, o autor da Custódia de Belém, considerada a obra-prima da ourivesaria portuguesa.

O Auto da Barca do Inferno foi representado pela primeira vez, em 1517. A ação passa-se num ancoradouro, onde dois barqueiros, um Anjo e um Diabo (personificando o Bem e o Mal) esperam os passageiros (o fidalgo, o sapateiro, a meretriz, o parvo, o juiz….) para a última viagem: para o Céu ou para o Inferno. O “bilhete” para a “viagem” dependia das ações que cada personagem tinha tido na vida terrena. A peça é uma sátira, uma crítica fortíssima à sociedade da época, o “século de ouro” de Portugal.


Merece um destaque especial o facto de a obra mais famosa de Gil Vicente, A Farsa de Inês Pereira, ter tido a sua primeira representação no Convento de Cristo, em Tomar, no ano de 1523, em honra “do muito alto e mui poderoso rei D. João, o terceiro do nome em Portugal” (D. João III). A propósito de arte e de cultura, este monarca financiou a construção do fabuloso claustro principal do monumento, que tem o seu nome, e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, obras-primas da arte renascentista em Portugal.


Com esta viagem, e as que se fizeram dentro dela, o mundo de cada um e de cada uma ficou muito maior, mais rico e plural.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Cibersegurança no AENSM (Assistentes Operacionais)

O AENSM procurou ao logo dia 24 de janeiro de 2023 sensibilizar os assistentes operacionais para uma cultura de segurança.



Os assistentes operacionais das escolas D. Nuno Alvares Pereira e Santa Maria do Olival participaram, ao longo da manhã, em ações de segurança/prevenção do risco em espaço escolar e cibersegurança, dinamizados pelos professores Ana Dias, Cristina Marques, Fernando Vicente e Jorge Simões, previstas no âmbito da segurança dos estabelecimentos e do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola.

 

 
O período da tarde foi dedicado aos assistentes operacionais das restantes escolas do AENSM, onde se procurou alertar para alguns comportamentos e riscos a evitar no âmbito da cidadania digital / cibersegurança.