terça-feira, 26 de abril de 2022

Democracia, Liberdade e Participação Cívica

 Abril é um mês muito especial do calendário. Para muitos é a renovação cíclica da Mãe-Natureza, associada aos pássaros que chegam do Sul e à exuberante pujança da Primavera, que cobre os campos de verde e de flores.



Abril é, para os Portugueses, o mês da Revolução que trouxe, de volta, a democracia e a liberdade, depois do longo garrote da ditadura. Entre maio de 1926 e abril de 1974, o nosso país viveu sob essa tenaz. Se se associar os pássaros à democracia, porque o seu voo é livre e não conhece fronteiras, pode afirmar-se que a andorinha foi ferida em maio pelo golpe militar que acabou com a 1.ª República, mas renasceu na manhã mais luminosa de abril.



Abril, para muitos jovens do Agrupamento Nuno de Santa Maria, também está a ter um significado muito especial, já que participaram em vários projetos da maior importância cívica, fazendo ouvir a sua voz na apresentação de medidas, cujo propósito é contribuir para um reforço da democracia - de há anos para cá fortemente abalada pela desinformação e manipulação da comunicação - para uma sociedade melhor, mais justa e fraterna.



Assim, no âmbito do programa educativo Parlamento dos Jovens, iniciativa anual promovida pela Assembleia da República, a lista do ensino básico (composta pelos alunos António Carvalho, Francisca Brito e Laura Pereira) e a do ensino secundário (composta pelos alunos André Pereira, Leonor Tolda, Mariana Lopes e Bruno Mendonça ) participaram na fase distrital do programa , que este ano se realizou nos dias 4 e 5 de abril, nos Cineteatro de Rio Maior e da Chamusca, respetivamente.



Este ano, o tema em discussão era as “Fake News”, a sua larguíssima disseminação e o perigo que as mesmas representam para os regimes democráticos. Os alunos apresentaram as suas propostas com muita qualidade na substância e na forma e debateram com vivacidade e convicção as ideias colocadas nos plenários, representando com grande dignidade o Agrupamento.



Na sessão do ensino secundário, a muito exigente função de Presidente da Mesa foi exercida pelo aluno Rodrigo Neves .A grande qualidade da sua prestação, ao longo do dia, foi muito elogiada por todos: deputada da Assembleia da República, presidente da Câmara da Chamusca e demais convidados, bem como pelos seus pares e professores acompanhantes.



No dia 21 de abril, realizou-se a Assembleia Municipal Jovem de Tomar , no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a participação de duas bancadas; uma do 2.º Ciclo (composta pelos alunos do 6º ano, Ana Gomes, Ariana Moura,  Constança Castro, Diogo Salvador, Laura Cabreiro, Manuel Santos, Maria Gomes, Maria Guerreiro, Mariana Antunes, Rodrigo Lafont, Tiago Cotrim e Vasco Nunes) e uma outra do ensino secundário (composta pelos alunos do 10º ano, Carolina Lopes, Eva Furtado, Francisco Baptista, Francisco Fernandes, Guilherme Duarte, João Farias, João Marques, Leonor Ribeiro, Maria Leonor Antunes e Rosa Lopes,). Os alunos aceitaram o desafio lançado pela Câmara Municipal, sob o lema “ A Democracia na Era Digital” e apresentaram várias medidas que visam, por exemplo,  uma maior participação dos jovens na vida política e a promoção da literacia digital na população do concelho, em particular a população mais envelhecida.



A participação dos alunos foi excelente, pautada pela sã partilha e confronto democrático de ideias e de projetos. Em suma, estas interações frutuosas criaram em todos o encorajamento necessário para continuarem a intervir na vida da comunidade, seja a nível local ou de âmbito nacional.



Os alunos contaram, desde a primeira hora, com o apoio da direção e a orientação e o estímulo preciosos dos professores Elisa Pirraco, Isabel Conceição, José Sobral, Lourdes Durana, Paulo Mendes e Sofia Farinha.



Sem comentários:

Enviar um comentário