Este ano letivo, as aulas “fora da caixa” foram uma das apostas do Projeto Cultural de Escola do AENSM.
Não são uma prática nova no nosso Agrupamento que, desde sempre, tem procurado levar os alunos a conhecer outros espaços para realizarem as suas aprendizagens fora da convencional sala de aula.
Uma aula do 2º ciclo na Central Elétrica |
A novidade está na sistematização desta prática, tendo-se até agora realizado 72 aulas “fora da caixa”, abrangendo 1620 alunos de todos os níveis de ensino, em 11 espaços da cidade, desde o Convento de Cristo à Mata dos Sete Mentes, passando pela Sinagoga, pelo Núcleo de Arte Contemporânea, Fábrica das Artes (Moagem) ou pela Central Elétrica e Fundição Tomarense, entre outros.
Uma aula do 2º ciclo na Fábrica das Artes |
As aulas nestes locais não se reduzem a simples visitas, realizando-se sempre de acordo com a sua pertinência e relação com os domínios específicos de cada disciplina.
Uma aula do 3º ciclo na Sinagoga |
Contudo, sendo o Património, nas suas várias vertentes, o tema e motor do nosso Projeto Cultural de Escola, é também objetivo das aulas “fora da caixa” alargar horizonte culturais e levar os alunos a conhecer o rico património da nossa terra que, em muitos casos, desconheciam.
Sem comentários:
Enviar um comentário