sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Lanche Ajantarado Natal 2024

Ao final da tarde de quinta-feira, dia 19, juntaram-se umas largas dezenas de elementos da comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares, técnicos, familiares…) do AENSM para, juntos, celebrarem a felicidade do encontro nesta época natalícia.



Com o nome de “lanche ajantarado”, as pessoas reuniram-se para partilharem esse bem supremo que é o facto de estarem vivas, estarem próximas e poderem conviver umas com as outras.

Houve, é certo, comida e bebida; mas houve também música, poesia, decoração, luzes, cores, sorrisos e um ambiente de encontro, de partilha e de celebração da vida.



Importará destacar a homenagem aos aposentados deste ano de 2024.

A Direção do AENSM preparou uma singela resenha das datas mais significativas do percurso profissional de cada um dos aposentados.



Entregue uma pequena lembrança em nome do Agrupamento, para cada um dos professores ou auxiliares que estavam presentes, surgiu sempre alguém que testemunhava a sua experiência e as histórias vividas com aqueles que agora estavam a ser homenageados.

Ouviram-se histórias bonitas, divertidas e emocionadas de vidas partilhadas e de percursos feitos ombro a ombro.



Foram momentos simples, despretensiosos, mas sinceros e emotivos.

Foi já de noite, mas ainda cedo, que o lanche (“ajantarado” e até “aceiado”) terminou.

E no final, todos saíram um pouco mais protegidos contra as intempéries que por vezes surgem nos nossos horizontes. Até porque um guarda-chuva dá sempre muito jeito.



Alguns saíram e foram para os carros ainda a cantar “¡Feliz navidad!”


JPVasc



↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Lanche Ajantarado Natal 2024




terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Uma viagem inesquecível ao coração da Europa!

Os alunos do 12ºB e 12ºF que frequentaram os 10º e 11º anos da disciplina de Economia da Escola Secundária Santa Maria do Olival (anos letivos de 2022/23 e 2023/24) realizaram uma visita de estudo memorável a Bruxelas, entre os dias 11 e 13 de dezembro.


 Acompanhados pelas professoras Isabel Conceição, Ana Joaquim, Zita Luís e Cláudia Faria, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a capital da União Europeia e, em particular, de visitar o Parlamento Europeu.



A visita ao Parlamento foi o momento alto da viagem, pois permitiu aos alunos aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Economia do 11º ano. Tiveram a honra de conversar com o eurodeputado Sebastião Bugalho, que gentilmente os convidou a conhecer o seu local de trabalho, e assim, possibilitou a realização desta visita financiada pelo Parlamento Europeu.



Do programa, fez também parte a visita ao Parlamentarium, um museu dinâmico e interativo sobre o funcionamento do Parlamento Europeu, que pode ser vivenciado em qualquer uma das 24 línguas oficiais da União Europeia. Os alunos puderam interagir com os elementos multimédia existentes e fazer as suas próprias descobertas.



A experiência, proporcionada por esta visita de estudo, ficará sempre retida nos nossos corações, tanto por termos conhecido este órgão de trabalho que tanto influencia o nosso dia-a-dia, como por termos tido a disponibilidade de absorver a beleza e a vida que esta cidade e as suas pessoas nos mostraram. Foi, de facto, uma oportunidade única que, certamente, nos dará vontade de voltar!


Resta agradecer ao eurodeputado Sebastião Bugalho o convite e a forma acolhedora como os alunos e professores foram recebidos por toda a sua equipa!



Leonor Cardoso,12°B1

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Marché aux Puces

Mais um ano. Mais um “Marché aux Puces”. Mais um sucesso.

Esta iniciativa contou com a contribuição de muitos que, generosamente, doaram roupa, brinquedos, bijuteria e objetos decorativos entre outras variadíssimas coisas para uma “venda solidária”. Nestes tempos difíceis, um simples gesto pode fazer toda a diferença…

 

A comunidade escolar está, assim, de parabéns! O valor angariado reverterá para o canil/gatil municipal de Tomar. Os “nossos” patudinhos ficarão, garantidamente, agradecidos.

Desde logo, um “muito obrigado” a todos os que contribuíram para mais um “final feliz”.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Parlamento dos Jovens

Há 2500 anos, em Atenas, cidade-estado da Grécia, nasceu um regime político revolucionário: a democracia. Antes do século V a.C., muitos outros regimes políticos haviam governado os mais diversos povos. Como nenhum outro, a democracia é, desde o advento das revoluções liberais, assentes nos valores iluministas (igualdade, liberdade, justiça, direito ao voto, progresso…), o baluarte dos regimes democráticos modernos.



Apesar de apresentar um caleidoscópio de virtualidades, a democracia não está isenta de insuficiências e de fragilidades, muitas vezes atacadas pelos partidários de outras formas de governo, de cariz autoritário e, por isso mesmo, contrários à natureza humana.



O Projeto Parlamento Jovem insere-se nessa dinâmica de valorização da democracia e dos regimes democráticos, em que todas e todos têm uma palavra a dizer na construção da sua identidade e do seu caminho, bem como ter uma atitude ativa, de intervenção, no rumo a seguir pela comunidade e no país em que se inserem.


Ano após ano, este Agrupamento tem dinamizado este Projeto, criado pela Assembleia da República, com o propósito de incentivar a participação democrática e as boas práticas da cidadania nos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.



O tema deste ano é “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”. Uma das fases do Projeto é o Debate, com a presença de deputados da Assembleia da República. No dia 9 de dezembro, durante a manhã, no Auditório da ESSMO, os elementos que compõem as várias listas candidatas ao Parlamento dos Jovens (do terceiro ciclo e do ensino secundário) puderam contactar diretamente com os deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santarém, Hugo Costa, pelo Partido Socialista e Inês Barroso, pelo Partido Social Democrata.



A sessão foi apresentada e moderada pela professora Isabel Conceição, Coordenadora do Projeto. Na mesa esteve, também, a professora Cristina Marques, professora de Informática e Embaixadora Digital do Agrupamento Nuno de Santa Maria.



Os deputados elogiaram os jovens pela ampla participação na edição deste ano (são cinco listas) e, seguidamente, apresentaram a orgânica de funcionamento da Assembleia da República. Depois, responderam às muitas questões que os alunos lhes foram colocando, num debate vivo e estimulante, conjugadas com as intervenções da Coordenadora do Projeto e da Embaixadora Digital.

Dos muitos temas de conversa e discussão partilhadas, estiveram a importância omnipresente das tecnologias no mundo de hoje, dos aspetos positivos associados à sua utilização, sem esquecer seus efeitos perversos, nomeadamente no crescimento harmonioso e saudável das crianças e dos jovens, agora que governos e sociedade, em geral, estão mais atentos e conscientes de alguns malefícios das novas tecnologias, melhor, do seu uso desgovernado. Foi também abordada, e discutida, a importância crescente da Inteligência Artificial, neste mundo em constante mudança.


 José Sobral



quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Métodos Contracetivos na ESSMO

 Sessão de Sensibilização sobre Métodos Contracetivos reúne alunos na ESSMO

No passado dia 10 de dezembro, a Escola Secundária de Santa Maria do Olival (ESSMO) foi palco de uma sessão de sensibilização intitulada “Métodos Contracetivos: Regulação Hormonal”, destinada aos alunos das turmas D, E e F do 12.º ano, no âmbito da disciplina de Biologia. A atividade contou com a participação de cerca de 35 alunos.

A sessão foi organizada pelos professores Jorge Estrela e Carlos Craveiro, em estreita articulação com o projeto de Promoção de Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento. O evento teve como dinamizadora a Dr.ª Liliana Troeira, da Farmácia Grave, que abordou de forma clara e informativa os diferentes métodos contracetivos disponíveis, com enfoque na sua ação hormonal e nos benefícios e precauções associados ao seu uso.

Ao longo da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre um tema de grande relevância para a sua saúde e autonomia enquanto jovens adultos. A iniciativa foi muito bem recebida pelos participantes, que destacaram a importância de abordar temas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva num ambiente educativo.

Esta sessão insere-se no projeto de Educação Sexual e na área de Cidadania e Desenvolvimento das turmas participantes e que visa capacitar os alunos com ferramentas e informações essenciais para a tomada de decisões informadas e responsáveis no âmbito da sexualidade e saúde.

https://ctv-aensm.blogspot.com/2024/11/sessao-metodos-contracetivos.html

Prof. Jorge Estrela e Carlos Craveiro

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Natal na Escola D. Nuno Álvares Pereira



O Natal é um tempo em que se revivem tradições. Partindo daí, as professoras das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (5º ano) e de ComunicArte (6º ano) do Agrupamento Nuno de Santa Maria propuseram aos seus alunos, tão familiarizados com as novas tecnologias, a aprendizagem de uma técnica antiga, o crochet.

 A meio do processo, a dedicação era muita

Deitaram mãos à obra e começaram a fazer pequenos quadrados com lã de cores garridas e alegres, para com eles construir uma grande árvore de Natal. 

O resultado final, bem visível a quem entra na EDNAP

Esta tarefa não se resumiu à aprendizagem de algo inteiramente novo e “fora da caixa”; promoveu competências como a motricidade fina, com todos os dedos a trabalhar para além dos polegares no teclado do telemóvel, desenvolveu a capacidade de atenção e concentração, para que nenhum ponto ficasse fora do seu lugar.

À noite, a árvore de crochet ganha outro brilho

O entusiasmo transbordou as paredes da escola e chegou a toda a comunidade.

A mesa da consoada

As famílias colaboraram, com um especial empenho das avós, dos vizinhos e amigos, toda a gente quis participar. Esta união entre todos acabou por se tornar num belíssimo retrato do espírito natalício.

Outras formas de fazer Árvores de Natal (5º F)

No final, os cerca de 1500 quadrados produzidos superaram, em muito, o que era necessário para construir esta árvore de Natal com 2,5 metros de altura, mas nada será desperdiçado e estão já reservados para novas propostas.

Outras formas de representar o Presépio (5º E)

Mas o espírito de Natal não se ficou por esta grande árvore. 

O Pai Natal também apareceu (5ºD)

Os alunos do 5º ano produziram postais gigantes alusivos a esta quadra festiva e que tornaram ainda mais acolhedora a entrada da escola D. Nuno Álvares Pereira. 

Votos de um Feliz Natal (5ºG)

Mais adiante, um corrimão de azevinho acompanha a escadaria que conduz até à mesa da consoada, antecipando-nos a alegria que essa noite tão especial nos traz.  

O corrimão de azevinho

Feliz Natal 

Para todos: um Feliz Natal!


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Maria:

Um Caminho de Inclusão, Crescimento e Conquista


A Maria é uma aluna que, ao longo dos vários ciclos de ensino, beneficiou de um conjunto abrangente de estratégias pedagógicas que favoreceram o seu desenvolvimento pessoal. Além do apoio curricular, Maria usufruiu de um conjunto de recursos humanos. Contou com o acompanhamento de docentes de educação especial, mas ainda da D. Helena e do Sr. José, que são assistentes operacionais e que também foram essenciais para garantir um ambiente seguro e acolhedor desta criança.


 
A Maria adaptou-se, com a ajuda de todos (professores, funcionários e colegas da turma), a um ensino ao seu ritmo, com tarefas especificamente criadas para ela. Usufruiu também de técnicos especializados em áreas como terapia da fala, psicologia e psicomotricidade, os quais contribuíram para o seu bem-estar emocional e físico.



A Maria fez parte este ano da turma do 7ºF, participou na aula de EVT e de Educação Física com os colegas e usufruiu da unidade de ensino estruturado, onde teve acesso a atividades que foram além da tradicional sala de aula e que reforçaram as suas competências pessoais e sociais. As atividades diárias, como a educação física, culinária, costura, pintura e artes manuais, proporcionaram-lhe um desenvolvimento integral, promovendo tanto as suas competências motoras quanto a sua capacidade criativa e de expressão e ainda maior autonomia.


A Maria também reforçou habilidades de autocuidado em situações do cotidiano. A culinária, o ponto cruz, a pintura e trabalhos manuais permitiram-lhe explorar a sua criatividade e encontrar formas alternativas de expressão. Decorou canções com gestos, lengalengas, saudações, fez recados na papelaria e noutros espaços, contribuindo para o seu desenvolvimento de comunicação e integração social.



Em suma, o percurso da Maria foi marcado por um apoio contínuo e personalizado, que levou em consideração as suas necessidades específicas, ajudando-a a evoluir pessoalmente. O trabalho em equipa, os recursos humanos especializados e as adaptações pedagógicas garantiram-lhe um caminho de aprendizagem inclusiva, respeitando o seu ritmo e potencial, e promovendo o seu bem-estar e autonomia na escola.



A Maria foi para o CIRE em meados de novembro. É atualmente um novo capítulo na sua trajetória escolar, e deixou muitas saudades em todos os que a acompanharam ao longo do seu percurso. A sua presença alegre marcou profundamente a comunidade escolar. A Maria sempre foi uma aluna muito especial, cuja evolução e conquistas emocionaram todos à sua volta.



De setembro a novembro de 2024, fui a sua professora de educação especial. Ensinei-lhe o que era possível dentro das possibilidades do seu perfil funcional, numa abordagem pedagógica que valoriza o desenvolvimento integral da criança: o Método Waldorf. Procurei envolver não só o intelecto, mas também o corpo, as emoções e a criatividade, em suma, todos os aspetos do ser humano.



Com a Maria, existiu uma experiência profundamente enriquecedora para ambas. As atividades eram planeadas de forma a estimular o seu desenvolvimento motor, motivo pelo qual o seu horário contemplou várias horas de educação física. Estimulou-se o cognitivo, emocional e artístico, criando um ambiente de aprendizagem envolvente e harmonioso. Através da arte, da música, do movimento e das histórias, consegui proporcionar-lhe experiências para favorecer tanto a sua expressão criativa quanto o fortalecimento da sua autoestima e autonomia. Essas atividades não apenas ajudaram-na a explorar a sua capacidade de se expressar, mas também criaram momentos de conexão profunda com os outros e consigo mesma.


Mas, ao longo dessa jornada, percebi que, na verdade, aprendi muito mais com ela. Aprendi a respeitar a diferença de uma maneira profunda, a olhar para o mundo com mais atenção e observação, percebendo detalhes que antes me passavam despercebidos, com a correria do dia-à-dia. A Maria ensinou-me a viver cada momento com mais calma, a valorizar as pequenas coisas com mais alegria e a amar a vida de forma plena e genuína. A sua forma de ser, sempre cheia de luz e simplicidade, fez-me compreender que a verdadeira riqueza está nas coisas mais simples e nas atitudes mais autênticas. A sua presença foi, sem dúvida, uma lição de vida para mim.

Desejamos-lhe o melhor nesta nova fase da sua vida. Que continue a crescer e a alcançar novos horizontes, sempre com a mesma determinação e sorriso que caracterizaram o seu tempo connosco. Estamos certos de que, no CIRE, ela encontrará um ambiente que a ajude a continuar a desenvolver-se plenamente, tal como fez ao longo dos ciclos de ensino que passou aqui na EB D. Nuno Álvares Pereira. As suas conquistas e os seus progressos serão sempre motivo de orgulho para todos nós.


Conceição Godinho – Educação Especial




segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Técnicas de Embrulho

ESCOLA ABERTA / ESSMO

Nesta época festiva, onde é tradição entregar uma lembrança escondida num embrulho, venha conhecer / partilhar técnicas de fazer ou personalizar os seus embrulhos

4ª-feira - 18 de dezembro
Sala A3
18:30 - 19:30



quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Palestra sobre o Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Projeto +Humanidade, do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, realiza, de há anos para cá, várias atividades que pretendem ser, antes de mais, uma reflexão na inquietação a que o “Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres” estão associado, a da violência exercida sobre as raparigas e as mulheres. Em Portugal e no mundo inteiro. 

Um momento para refletir sobre a "Violência Contra as Mulheres"

Antes de mais, uma atividade de tão amplo espectro, numa sociedade de características – ainda - assumidamente patriarcais, apesar do progresso civilizacional, onde a violência contra as raparigas e as mulheres mostra o lado negro da condição humana. 

O Projeto + Humanidade e o Agrupamento assumem as suas responsabilidades na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, promovendo a discussão, a partilha e o caminho que, potencialmente, pode materializar os padrões humanistas e solidários de uma sociedade que antecipámos, nas melhores utopias e considerações filosóficas e didáticas, mais perfeita e fusional entre homens e mulheres. 

Auditório da Biblioteca Municipal

Esta atividade não é feita para celebrar ou comemorar. Não há motivos para tal. É feita para pensar e para refletir sobre o significado deste Dia, criado pela ONU, feita para nos interrogarmos. Olharmo-nos ao espelho, enquanto sociedade, e mudar comportamentos. 

Alguns testemunhos no âmbito da APAV

Organizada pelo Projeto +Humanidade. A palestra, no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, no passado dia 26 de novembro, para todas as turmas do 11.º ano, foi presidida pela Diretora do Agrupamento, Dra. Maria Celeste Sousa. A Diretora, na abertura, expôs a importância da jornada de reflexão no âmbito dos valores e da cidadania, dos propósitos que a todos dizem respeito. 


Momento da abertura dos trabalhos

A palestra teve dois excelentes comunicadores, apresentados pela Coordenadora do Projeto, Dra. Isabel Conceição: o Dr. Gustavo Duarte, Psicólogo da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), de Santarém, e o Dr. João Guilherme Pires da Silva, Juiz no Tribunal de Família e de Menores, no Tribunal de Tomar. 

Dr. Gustavo Duarte - psicólogo da APAV

Com larga experiência na área em questão, deram um contributo precioso aos jovens alunos das problemáticas associadas à violência contra as mulheres e raparigas, desde as questões sociais e da mentalidade que persistem, das respostas emocionais e jurídico-legais que são disponibilizados pelo Estado, pela APAV e outras instituições, que desenvolvem um papel notável no acompanhamento e proteção das vítimas, nelas incluindo as casas-abrigo, para onde são encaminhadas as mulheres e raparigas que correm maiores perigos. 


Auditório da Biblioteca Municipal

As comunicações, de grande qualidade e empatia, foram enriquecidas pelas questões que foram sendo colocadas aos convidados pelos alunos e professores, num ambiente de grata partilha.  

O Dr. João Guilherme Pires da Silva não pôde estar na palestra, desde o seu início. Motivo: teve de permanecer no seu local de trabalho, o Juízo de Família e de Menores, do Tribunal de Tomar, a resolver um caso de violência doméstica. 

Dr. João Pires da Silva - juiz no Juízo de Família e de Menores em Tomar

Foi uma atividade muito significativa, uma jornada de debate e reflexão sobre um tema infelizmente sempre atual na nossa sociedade, um atropelo brutal à identidade e personalidade das dezenas de milhar de vítimas, na negação dos direitos fundamentais, que assistem a todos. Mulheres e homens. 

 José Sobral




quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Banco Alimentar

"Solidariedade em Ação" integrado no projeto + Humanidades. 

No passado dia 30 de novembro e 01 de dezembro 68 alunos e quatro professoras do Agrupamento Nuno de Santa Maria, participaram na campanha de recolha de bens alimentares para o Banco Alimentar Contra a Fome


Durante todo o dia, procederam à angariação de bens alimentares no hipermercado Continente. 

A ação de voluntariado proporcionou a todos os que colaboraram nesta iniciativa ajudar nesta nobre missão de apoio ao outro. 



terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Inauguração da Quinta dos Templários

No dia 29 de novembro, as turmas do 1º Ciclo das Escolas de Vale do Calvo, do Marmeleiro e de Cem Soldos participaram na inauguração oficial do Santuário de Raças Autóctones Portuguesas da Quinta dos Templários, em Casal Valongo, situada na freguesia da Madelena e Beselga. 

Uma explicação introdutória

Os alunos ouviram atentamente as explicações iniciais sobre o funcionamento da quinta e de seguida realizaram a visita guiada onde puderam ver e alimentar os animais, com bastante entusiasmo. 


Foi uma tarde diferente e divertida!


Artur Delgado