JPVasc
Lanche Ajantarado Natal 2024 |
JPVasc
Lanche Ajantarado Natal 2024 |
José Sobral
Sessão de Sensibilização sobre Métodos Contracetivos reúne alunos na ESSMO
No passado dia 10 de dezembro, a
Escola Secundária de Santa Maria do Olival (ESSMO) foi palco de uma sessão de
sensibilização intitulada “Métodos Contracetivos: Regulação Hormonal”,
destinada aos alunos das turmas D, E e F do 12.º ano, no âmbito da disciplina
de Biologia. A atividade contou com a participação de cerca de 35 alunos.
A sessão foi organizada pelos
professores Jorge Estrela e Carlos Craveiro, em estreita articulação com o
projeto de Promoção de Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento. O
evento teve como dinamizadora a Dr.ª Liliana Troeira, da Farmácia Grave, que
abordou de forma clara e informativa os diferentes métodos contracetivos
disponíveis, com enfoque na sua ação hormonal e nos benefícios e precauções
associados ao seu uso.
Ao longo da palestra, os alunos
tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre
um tema de grande relevância para a sua saúde e autonomia enquanto jovens
adultos. A iniciativa foi muito bem recebida pelos participantes, que destacaram
a importância de abordar temas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva
num ambiente educativo.
Esta sessão insere-se no projeto
de Educação Sexual e na área de Cidadania e Desenvolvimento das turmas
participantes e que visa capacitar os alunos com ferramentas e informações
essenciais para a tomada de decisões informadas e responsáveis no âmbito da
sexualidade e saúde.
https://ctv-aensm.blogspot.com/2024/11/sessao-metodos-contracetivos.html
Prof. Jorge Estrela e
Carlos Craveiro
O Natal é um tempo em que se revivem tradições. Partindo daí, as professoras das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (5º ano) e de ComunicArte (6º ano) do Agrupamento Nuno de Santa Maria propuseram aos seus alunos, tão familiarizados com as novas tecnologias, a aprendizagem de uma técnica antiga, o crochet.
A meio do processo, a dedicação era muita |
Deitaram mãos à obra e começaram a fazer pequenos quadrados com lã de cores garridas e alegres, para com eles construir uma grande árvore de Natal.
O resultado final, bem visível a quem entra na EDNAP |
Esta tarefa não se resumiu à aprendizagem de algo inteiramente novo e “fora da caixa”; promoveu competências como a motricidade fina, com todos os dedos a trabalhar para além dos polegares no teclado do telemóvel, desenvolveu a capacidade de atenção e concentração, para que nenhum ponto ficasse fora do seu lugar.
À noite, a árvore de crochet ganha outro brilho |
O entusiasmo transbordou as paredes da escola e chegou a toda a comunidade.
A mesa da consoada |
As famílias colaboraram, com um especial empenho das avós, dos vizinhos e amigos, toda a gente quis participar. Esta união entre todos acabou por se tornar num belíssimo retrato do espírito natalício.
Outras formas de fazer Árvores de Natal (5º F) |
No final, os cerca de 1500 quadrados produzidos superaram, em muito, o que era necessário para construir esta árvore de Natal com 2,5 metros de altura, mas nada será desperdiçado e estão já reservados para novas propostas.
Outras formas de representar o Presépio (5º E) |
Mas o espírito de Natal não se ficou por esta grande árvore.
O Pai Natal também apareceu (5ºD) |
Os alunos do 5º ano produziram postais gigantes alusivos a esta quadra festiva e que tornaram ainda mais acolhedora a entrada da escola D. Nuno Álvares Pereira.
Votos de um Feliz Natal (5ºG) |
Mais adiante, um corrimão de azevinho acompanha a escadaria que conduz até à mesa da consoada, antecipando-nos a alegria que essa noite tão especial nos traz.
O corrimão de azevinho |
Feliz Natal
Para todos: um Feliz Natal! |
Conceição Godinho – Educação Especial
O Projeto +Humanidade, do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, realiza, de há anos para cá, várias atividades que pretendem ser, antes de mais, uma reflexão na inquietação a que o “Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres” estão associado, a da violência exercida sobre as raparigas e as mulheres. Em Portugal e no mundo inteiro.
Um momento para refletir sobre a "Violência Contra as Mulheres" |
Antes de mais, uma atividade de tão amplo espectro, numa sociedade de características – ainda - assumidamente patriarcais, apesar do progresso civilizacional, onde a violência contra as raparigas e as mulheres mostra o lado negro da condição humana.
O Projeto + Humanidade e o Agrupamento assumem as suas responsabilidades na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, promovendo a discussão, a partilha e o caminho que, potencialmente, pode materializar os padrões humanistas e solidários de uma sociedade que antecipámos, nas melhores utopias e considerações filosóficas e didáticas, mais perfeita e fusional entre homens e mulheres.
Auditório da Biblioteca Municipal |
Esta atividade não é feita para celebrar ou comemorar. Não há motivos para tal. É feita para pensar e para refletir sobre o significado deste Dia, criado pela ONU, feita para nos interrogarmos. Olharmo-nos ao espelho, enquanto sociedade, e mudar comportamentos.
Alguns testemunhos no âmbito da APAV |
Organizada pelo Projeto +Humanidade. A palestra, no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, no passado dia 26 de novembro, para todas as turmas do 11.º ano, foi presidida pela Diretora do Agrupamento, Dra. Maria Celeste Sousa. A Diretora, na abertura, expôs a importância da jornada de reflexão no âmbito dos valores e da cidadania, dos propósitos que a todos dizem respeito.
Momento da abertura dos trabalhos |
A palestra teve dois excelentes comunicadores, apresentados pela Coordenadora do Projeto, Dra. Isabel Conceição: o Dr. Gustavo Duarte, Psicólogo da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), de Santarém, e o Dr. João Guilherme Pires da Silva, Juiz no Tribunal de Família e de Menores, no Tribunal de Tomar.
Dr. Gustavo Duarte - psicólogo da APAV |
Com larga experiência na área em questão, deram um contributo precioso aos jovens alunos das problemáticas associadas à violência contra as mulheres e raparigas, desde as questões sociais e da mentalidade que persistem, das respostas emocionais e jurídico-legais que são disponibilizados pelo Estado, pela APAV e outras instituições, que desenvolvem um papel notável no acompanhamento e proteção das vítimas, nelas incluindo as casas-abrigo, para onde são encaminhadas as mulheres e raparigas que correm maiores perigos.
Auditório da Biblioteca Municipal |
As comunicações, de grande qualidade e empatia, foram enriquecidas pelas questões que foram sendo colocadas aos convidados pelos alunos e professores, num ambiente de grata partilha.
O Dr. João Guilherme Pires da Silva não pôde estar na palestra, desde o seu início. Motivo: teve de permanecer no seu local de trabalho, o Juízo de Família e de Menores, do Tribunal de Tomar, a resolver um caso de violência doméstica.
Dr. João Pires da Silva - juiz no Juízo de Família e de Menores em Tomar |
José Sobral
"Solidariedade em Ação" integrado no projeto + Humanidades.
No passado dia 30 de novembro e 01 de dezembro 68 alunos e quatro professoras do Agrupamento Nuno de Santa Maria, participaram na campanha de recolha de bens alimentares para o Banco Alimentar Contra a Fome.
Durante todo o dia, procederam à angariação de bens alimentares no hipermercado Continente.
A ação de voluntariado proporcionou a todos os que colaboraram nesta iniciativa ajudar nesta nobre missão de apoio ao outro.
No dia 29 de novembro, as turmas do 1º Ciclo das Escolas de Vale do Calvo, do Marmeleiro e de Cem Soldos participaram na inauguração oficial do Santuário de Raças Autóctones Portuguesas da Quinta dos Templários, em Casal Valongo, situada na freguesia da Madelena e Beselga.
Uma explicação introdutória |
Os alunos ouviram atentamente as explicações iniciais sobre o funcionamento da quinta e de seguida realizaram a visita guiada onde puderam ver e alimentar os animais, com bastante entusiasmo.
Foi uma tarde diferente e divertida!
Artur Delgado